ABAÇAÍ COMEMORA SUA ARTE LIBERTÁRIA

0
1067

Foto:

Membros do Abaçaí, Cultura e Arte durante preparação para o evento

O Parque da Água Branca vai estar em festa no próximo final de semana, dias 15 e 16 de março, com a comemoração dos 30 anos da Abaçaí Cultura e Arte, que se dedica ao trabalho cultural e social com crianças e jovens. Para festejar a data, a Organização Não-Governamental fará grande festa ao ar livre, reunindo música e arte, numa celebração interativa pela paz.
Em diversos espaços do parque serão realizadas atividades múltiplas, com apresentações de balés folclóricos, grupos de música tradicional paulista (batuque, jongo e samba), corrida de pernaltas, brincadeiras para crianças, oficinas de empapelamento e fotografia. Durante todo o dia, haverá a realização de cortejos.
No final de semana, a Abaçaí receberá convidados para as apresentações, tendo como destaques o Encontro da Abaçaí com Benjamim Taubkin; Toninho Ferragutti num Forró com José Sapopemba e a Abaçaí; Décio Gioielli com a Kalimba (instrumento musical exótico de origem africana) e Bate Foto, Bate Papo, com Emídio Luisi.
A solenidade de abertura será no sábado, 15 de março, a partir das 9h, com uma caminhada silenciosa, reverenciando a paz por todas as alamedas do parque, sob a orientação da monja Cohen. Ao longo do dia, haverá apresentações de cortejos de afoxé, roda de tambores, fandangos, congadas, sexteto de berimbaus, Xirê dos Orixás, caixeiras do Divino.

Culinária paulista

Durante o evento, será apresentado o site da Abaçaí (abaçai/brazilsite.com.br), onde estarão disponíveis informações sobre as pesquisas de resgate das manifestações folclóricas e tradicionais, desenvolvidas ao longo dos 30 anos e retratadas em toda a trajetória de apresentações dos seus grupos, como o Balé Folclórico e Juruá. Este último que trabalha com crianças de seis a 17 anos, em oficinas de música, dança, figurino e folclore.
A mesa paulista, encontro da comensalidade e integração tradicional entre todos os povos, também estará presente nas festividades, com especialidades como o Rojão, de Ribeirão Grande, doces de Pindamonhangaba, vinhos de São Roque e outras guloseimas da cultura da farinha de milho, preparadas bem à moda caipira pelas mulheres da Abaçaí, que serão servidas na Casa de Pau-a-pique.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA