Acordo prevê qualificação no atendimento do PS

0
1008

Foto:

Usuários esperam pela melhoria

O Pronto Socorro da Lapa será transformado em uma opção de atendimento qualificado para a população que recorre ao Hospital das Clínicas, com doenças consideradas de menor gravidade. A mudança na gestão do PS lapeano faz parte do acordo de cooperação firmado este mês entre a direção da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP).
Pelo documento, no prazo máximo de 60 dias será assinado um convênio para a contratação de recursos humanos e realização de reformas tanto para o pronto-socorro da Lapa quanto para o Caetano Virgílio Netto, do Butantã, que passará a contar com gerenciamento da Faculdade de Medicina da USP.
Segundo o coordenador dos Hospitais Municipais, Paulo Krom, o intuito é tornar esses dois prontos-socorros aptos a acolher parte da demanda de urgências e emergências que, atualmente, procura o Hospital das Clínicas.
Uma força-tarefa atuará no Pronto-Socorro do HC e dará informações sobre os pontos de atendimento mais próximos para os pacientes. A decisão faz parte de um conjunto de medidas que estão sendo adotadas pela secretaria para auxiliar o HC no processo de redistribuição das pessoas que procuram o seu pronto-socorro. “Nossa equipe de profissionais estará orientando os pacientes para a questão do fluxo”, declarou Krom.
De acordo com ele, os PSs vão atender os casos de baixa e média complexidade. “Quem ganha é a população da zona Oeste que vai ter um atendimento qualificado”, avalia o coordenador. “A direção do PS continua a mesma e vai ajudar a oferecer um melhor atendimento à população”, afirma o coordenador dos Hospitais Municipais.

Reforma e contratação

Com a mudança, o HC ficará apenas com os casos de alta complexidade como enfarto, trombose, acidente vascular cerebral, entre outras. “Os PSs têm profissionais para atender a baixa e média complexidade como dor de cabeça, dor de barriga, gripe e febre. Os dois prontos-socorros funcionarão como postos avançados do Hospital das Clínicas, auxiliando na triagem dos diferentes tipos de urgência. Os casos que apresentarem quadro de alto risco serão encaminhados para outros hospitais mais avançados, inclusive o HC”, orienta ele.
Depois da assinatura do convênio, o Hospital das Clínicas passará a ser responsável pelo pela gestão das duas unidades, incluindo reformas na estrutura física e contratação de médicos e enfermeiros.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA