AGENDA VERDE PARA O BAIRRO

0
919

Foto:

O subprefeito Adaucto José Durigan e os participantes do encontro

Cerca de 20 representantes do Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos, da Subprefeitura da Lapa e outras associações estiveram no dia 19 de março no Colégio das Américas para o segundo encontro de formação do Fórum para o Meio Ambiente na Lapa. O grupo de trabalho pretende realizar reuniões quinzenais itinerantes para consolidar projetos e iniciativas que garantam a defesa da Agenda 21, documento assinado por 179 países na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Rio Eco 92). O primeiro encontro aconteceu no dia 26 de fevereiro na 5 Elementos, localizada na Rua Caio Graco.
A Agenda 21 é um conjunto de procedimentos para o equilíbrio entre crescimento econômico, igualdade social e preservação do meio ambiente. As duas diretrizes básicas defendidas pelo acordo são o apoio à consciência cidadã e a defesa do desenvolvimento sustentável.
O subprefeito Adaucto José Durigan esclareceu que os seis distritos da Lapa têm grande potencial na área de lazer. Ele citou o Parque da Água Branca (com o grupo cultural Abaçaí), Memorial da América Latina, Sesc Pompéia, Tendal da Lapa, Estação Ciência, Estação Especial, Mercado da Lapa, Senac, PUC, Unip (duas unidades na região: Lapa de Baixo e Jaguaré), Uninove, Faculdade Rotariana Rio Branco, Universidade Mogi das Cruzes, Sesi Vila Leopoldina e a Ceagesp, como instituições componentes do rico circuito cultural da região.
Durigan disse haver condições de abrigar um centro empresarial de indústria de ponta não-poluente e baseada nos interesses de desenvolvimento sustentável nacional. “No Jaguaré ou Vila Leopoldina, é possível instalar um núcleo para fábricas de tecnologia moderna, com auxílio de membros da Universidade de São Paulo, que já conta com projeto-piloto”, explica o subprefeito, interlocutor entre a administração municipal e as 83 empresas incubadoras da USP.
Quanto à Usina de Compostagem, Durigan afirmou que a radicalização do movimento não ajuda a solução do problema. A modernização e a coleta seletiva feita por presidiárias permitem que a usina tenha alternativas momentâneas até a sua retirada gradual nos próximos 10 anos. Mesmo assim, a Subprefeitura da Lapa manteve a reivindicação do movimento popular pela retirada definitiva da Usina de Compostagem da Vila Leopoldina no documento de proposta do Plano Diretor Regional.
Foram citadas outras iniciativas, como a reparação da Praça Conde Francisco Matarazzo, que está sendo realizada pela Price Waterhouse, a bacia de contenção de enchentes no estacionamento do Shopping Center Bourbon, os dois projetos fazem parte da Operação Urbana Água Branca. O trabalho de coleta seletiva da Associação Reciclázaro, integrante da união de cooperativas de reciclagem na região, conhecida como Cooperação Oeste, também foi levada ao conhecimento dos participantes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA