Alemão sanfoneiro

0
1377

Foto:

Helmut Fuchs com sua sanfona

A nossa região tem suas figuras. O morador da Rua Miranda de Azevedo, Helmut Fuchs, é o homem da sanfona, que animou o 4º Arraial da Lapa, há 20 dias, e a Festa Junina Comunitária, ocorrida no CDM City no mês passado. Nascido em 1944 na cidade húngara de Püspöklack (hoje Gereslack), mas logo se mudando para a Áustria, o sanfoneiro chucrute – como é conhecido – apareceu nas terras tupiniquins aos oito anos de idade. Após ficar oito meses em Petrópolis (RJ), a família Fuchs se muda para São Paulo. Seu pai, Georg Fuchs, era zelador de um prédio na esquina das Ruas Frei Caneca com Caio Prado.
Helmut se formou no curso técnico-mecânico da Antarctica, que ficava na Avenida do Estado (Zona Sul da cidade). Seu primeiro trabalho, aos 20 anos, foi na Área Técnica de Documentação da empresa de rolamentos Schaefler do Brasil. Depois de três anos, ele foi para a Volkswagen, onde trabalhou durante 19 anos, antes de pertencer ao corpo de funcionários da Mercedes-Benz, onde permaneceu outros oito anos. Atualmente, Helmut, que fala inglês, espanhol, além do alemão, vive do sustento de seu táxi.
Paralelamente à sua atuação na área mecânica, o alemão sempre tocou sanfona. “Comecei ainda criança quando aprendi sanfoninha (Zieharmonica). Somente aos 13 anos, iniciei um curso particular de sanfona”, conta o animado alemão, com seus 59 anos de travessura.
Na Rádio 9 de julho, todos os sábados das 15 às 16h, Helmut tocava no programa católico do cônego Olaro. Desde os 17 anos, Helmut anima gratuitamente as festas espíritas, sua religião. Para outros eventos, ele costuma cobrar um preço simbólico. Assíduo ouvinte das rádios CBN, Cultura, Scala, Antena 1 e Alfa, o sanfoneiro chucrute continua com sua firmeza alemã, mas com um jeitinho bem brasileiro em divertir as pessoas ao seu redor. Quem quiser conhecer o trabalho de Helmut Fuchs ou contratá-lo para alguma festinha, basta ligar para 3871-4995 ou 9118-0440.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA