Alunos do Rio Branco vencem festival

0
1313

Foto:

Estudantes do Rio Branco

Cinco estudantes de Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas Rio Branco (Firb) conseguiram uma façanha inédita. Ganharam o 14º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, o mais importante do País. Eles venceram na categoria mídia impressa para o tema Terceira Idade, aberto pela primeira vez para estudantes da área. Até o ano passado, apenas profissionais do mercado publicitário eram agraciados com o prêmio no evento.
Os alunos do terceiro ano da Firb, Adriana Gelcer, Baru Pedersini de Matos, Marcelo Tortamano Rechichi, Thais Trevisan Ramalho e Roberto Eduardo foram orientados pelos professores Josmar Andrade, Paulo Durão e Rubens Toledo. “O mais incrível é que eles fizeram a campanha publicitária em apenas cinco semanas enquanto os estudantes de outras faculdades estavam se preparando desde o início do ano. Isso mostra a garra e criatividade para conseguir um conceito, idéia fundamental para a Publicidade”, disse Andrade, que ensina a disciplina Produção de TV, Cinema e Rádio.
Segundo os orientadores, o mérito é total do grupo que soube produzir todas as peças em equipe durante os intervalos e nos finais de semana, já que todos trabalham durante o horário comercial. “Quando soubemos do resultado na semana passada, não estávamos acreditando. Embora confiássemos muito na nossa idéia, a nossa intenção era conquistar o terceiro colocado, pois havia concorrentes de peso”, explicam os alunos. Em segundo lugar, ficou os estudantes da Universidade Federal de Pernambuco e o terceiro foi conquistado pela Miami Ad School. Os oito jurados do festival são membros do mercado publicitário nacional e estrangeiro.
O título da campanha publicitária vencedora foi “Uma vida. Uma história”. Com muita sutileza, os estudantes produziram um trabalho simples. Fotografaram seis páginas, com dois lápis (um maior e outro gasto), dois pés (um de bebê, outro de um idoso) e duas fotos (uma de criança e outra de uma família), para mostrar a vivência. Os dizeres simples “Valorize essa vida, valorize essa experiência” tocaram o exigente júri do Festival da cidade gaúcha. “Fizemos algo novo. Não apresentamos a terceira idade igual a jovens para não cair no ridículo. Muito menos consideramos esta faixa etária como digna de pena. Era mais humano valorizar o ser humano no seu tempo”, destacam os estudantes da Firb.
Como os vencedores do prêmio não compareceram à cerimônia no Rio Grande do Sul (enviaram o trabalho por carta), o troféu ainda será encaminhado pela organização do 14º Festival Mundial de Gramado, cujo site é www.festivalgramado.com.br. Quem quiser conhecer os cinco estudantes, três orientadores e as Faculdades Integradas Rio Branco, pode ligar para 3879-3100 (ramal 2806), com Iva Oliveira.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA