Alunos resgatam a História da Lapa

0
1042

Foto:

Alunos interpretam a história da Lapa

RENATA DE GRANDE REPÓRTER

A noite de quinta-feira, 7 de outubro de 2004, entra definitivamente para a História do bairro. No palco do auditório Irmãos Villas Bôas, da unidade II do Colégio Santo Ivo, alunos do Ensino Fundamental e Médio encenaram a peça teatral: “Operação Lapa: O Resgate”, escrita pelo teatrólogo Marcos Valentin, com direção de Tuca. A apresentação faz parte das comemorações da Lapa, que completa na próxima terça-feira, dia 12 de outubro, 414 anos de existência.
O espetáculo, embasado em fatos verídicos, resgatou a identidade do bairro, desde 1590 até o ano de 2004. A obra mostrou a descoberta, através de registros em atas da “Câmara da Villa de São Paulo”, que havia a construção de um forte, chamado “Tranqueira do Emboaçava”, nas imediações da Ponte dos Remédios, na Vila Leopoldina. A fortaleza serviu para impedir a invasão dos índios à Villa de São Paulo. A partir do levantamento destes fatos, é que se conheceu a verdadeira data de nascimento da Lapa, reconhecida no ano de 1590.
Os estudantes apresentaram os encontros dos membros da Câmara, em 1590, e reuniões da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa (ACSP-Lapa), entre 1991 e 1994, quando se resgatou a data do nascimento do bairro.
Personalidades importantes da região foram lembradas como o bandeirante Afonso Sardinha, o historiador Miguel Dell´Erba, e conselheiros da ACSP-Lapa que faziam parte da Comissão histórica do bairro, como os professores José Marques de Souza e José Carlos de Barros Lima, além de membros da comunidade como o historiador Wanderlei dos Santos, o sertanista Orlando Villas Boas e o jornalista Olimpio Perrone.
Para Barros Lima, esta é a melhor forma de os alunos aprenderem. “O objetivo do colégio é fazer com que seus estudantes tenham uma visão e possam conhecer a história dos 414 anos do bairro”, finaliza o diretor, enfatizando que novas representações poderão ser feitas, inclusive para outras escolas públicas e privadas.
Os alunos do Colégio Santo Ivo apresentaram uma grande exposição e maquete da antiga “Villa de São Paulo” e do levantamento histórico do bairro.
Participarão da apresentação teatral os alunos: André Medeiros F. Ambrósio, Bruno B. Moreira dos Santos, Camila Shirumizu Miguel, Carla Pelegrino Sena, Carlos Eduardo Floriano, Douglas W. T. de A Oliveira, Erich W. T. de A Oliveira, Fernanda Ribeiro D’Angelo, Fernanfo V. Carrijo, Gabriela Shiramizo Pereira, Lucca Mormillo Paschoalin, Marina Alves Pereira, Milene T. B. Yagasaki, Murilo Fonseca D’addario, Paula de Brito Rombolli, Paula Lopes dos Santos, Rafael Luque Selvi, Renan Floriano Parente, Sergio de Albanesi Gonçalves e os imigrantes mirins Ana Carolina, Gustavo, Júlia, Raíssa e Vitor (alunos da 1ª série).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA