AMPUTADOS GANHAM PROGRAMA

0
774

Foto:

Maria Lúcia Alckmin e Lars Grael durante evento

A primeira-dama Maria Lúcia Alckmin, presidenta do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), esteve na Estação Especial da Lapa no último dia 17. Ela participou do lançamento do Programa de Reabilitação nas Amputações de Membros Inferiores, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e o Hospital das Clínicas (HC).
O projeto tem como objetivo identificar as pessoas que tiveram as pernas amputadas e encaminhá-las para atendimento nos serviços de saúde, a fim de que possam obter próteses ou meios auxiliares de locomoção, de acordo com a indicação médica. Segundo a primeira-dama, o projeto começa a funcionar inicialmente em 19 municípios e, após seis meses, passará por avaliação. O objetivo é atender as 50 cidades mais carentes do Estado. Para o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, o principal objetivo do programa é reintegrar o paciente à sociedade.
“Nós estamos iniciando essa parceria em pequenos municípios de São Paulo para atender as pessoas amputadas que necessitam de uma prótese. O Fundo Social cadastrará e levará os pacientes ao Hospital das Clínicas para a doação da prótese. Com isso, poderemos reintegrar esta pessoa à sociedade, prestando um atendimento mais digno”, ressaltou Barradas.
Durante o evento, Maria Lúcia homenageou o secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, com o lançamento do livro “Manual do Cuidador – Entendendo e Ajudando a Pessoa Portadora de Deficiência”, que irá informar e conscientizar o portador de deficiência e também as pessoas que convivem com ele. “Realizamos essa homenagem ao secretário Lars Grael pelo ótimo trabalho na Secretaria da Juventude”, disse.
Grael ressaltou a importância do lançamento do Programa. Segundo ele, o trabalho na Estação Especial da Lapa merece reconhecimento. Ele falou ainda da parceria que será realizada na Estação Especial junto com a Secretaria Estadual dos Esportes. “É possível fazer muitos trabalhos com os portadores de deficiência no esporte”, afirma. Ele citou como exemplo os resultados obtidos pelo Brasil nas Para-Olímpiadas de Sidney (Austrália), parabenizando Antonio Tenório, deficiente visual, que foi campeão no judô.
O evento contou com a presença do superintendente do HC, José Manuel de Carvalho Teixeira; do presidente do Conselho Deliberativo do HC, Giovanni Guido Cerri; e da secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães Castro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA