Artista quer capacitar jovens da caixaria

0
949

O artista plástico Danilo Blanco está implantando o Projeto “Laboratório de Idéias”, na região da Leopoldina, para capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social, principalmente da caixaria da Ceagesp, e outros acolhidos pelo Creca-Lapa (Centro de Referência da Criança e do Adolescente da Lapa).
Sua história com jovens é antiga e começou quando deixou seu atelier na Vila Madalena, em meio a uma crise profissional, em 1995. “Eu já pesquisava o trabalho com jovens. Liguei para a Unicef e pedi a indicação de alguma organização para fazer um trabalho social, usando sobras de madeira. Foi quando comecei o projeto no Centro Educacional e Comunitário Jabor – na Comunidade do Jardim São Gonçalo, na zona Leste, com um curso de marchetaria para seis jovens. Ali descobri que o mais importante nesse processo é o encontro das pessoas”, revela o artista, que também desenvolve o projeto na região central de São Paulo.
O maior exemplo do trabalho de Blanco é Cristian Rodrigues, um jovem que foi mostrado recentemente no programa Pequenas Empresas Grandes Negócios, da Rede Globo. O rapaz foi um dos seis primeiros alunos do curso no Jardim São Gonçalo e hoje toca uma pequena empresa dentro da comunidade.

Parceria solidária

Em parceria com o designer Fernando Zelman e o Espaço de Eventos Leô, Blanco quer iniciar as aulas de marchetaria em no máximo dez dias. “Vamos conversar com os responsáveis pelos Creca Lapa e do Serviço Social da Subprefeitura para viabilizar a seleção dos jovens”.
A manutenção dos bolsistas será feita por meio dos alunos pagantes. “O curso é o mesmo, tanto para bolsista quanto pagantes. Para ter direito ao curso gratuito, é necessário se inscrever e passar por uma entrevista. Os interessados devem ligar para o telefone: 3645-0451.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA