As viúvas do bairro

0
860

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

A Lapa é a terceira região em número de viúvas em toda a cidade. As mulheres acima de 15 anos que perderam seus companheiros representam 11,8% no bairro, perdendo apenas para a Moóca, com 14%, e empatando com a região de Santana/Tucuruvi, que registra também 11,8%.
Os dados constam na publicação “Mulheres em São Paulo: Um Perfil da Cidade”, da Coordenadoria Especial de Mulher da Prefeitura Municipal de São Paulo, publicada em dezembro do ano passado. O levantamento também compara aspectos demográficos, saúde, educação, mercado de trabalho e violência entre as 31 subprefeituras que formam a capital.
Para a presidenta da Associação dos Grupos de Idosos da Região Oeste (Agiro), Maria da Conceição Santella Ferreira, o fato da Lapa ter muitas mulheres com mais de 60 anos ativas, tanto dentro quanto fora de casa, auxilia na longevidade da vida. “Levantar cedo e trabalhar muito fazem parte de uma receita que garante a saúde das idosas”, recomenda Conceição, de 84 anos, que perdeu seu marido, Ramiro Ferreira, há 15 anos. Segundo ela, seu companheiro morreu por causa do cigarro.
Conceição acredita que a mulher se cuida melhor, também por causa da vaidade. Beleza e saúde são características que o sexo feminino busca regularmente, segundo a presidenta da Agiro – entidade que reúne na região perto de 1.500 membros, na maioria idosas.
“As mulheres precisam se sentir úteis ao cuidarem dos filhos, da casa, trabalhar fora. Enfim, precisamos ser úteis na sociedade”, ressalta Conceição, destacando que a dupla jornada de trabalho (atividades domésticas e o emprego remunerado fora de casa) torna a mulher mais forte e ativa. A presidenta da Agiro já foi chefe de seção de compras das Indústrias de Seda Maluf durante 14 anos. Também já trabalhou como guia turística. “Aos 70 anos, cursei a faculdade de Gerontologia Social. No ano que vem, penso em fazer o Curso de Direito”, diz a entusisasmada avó de Caio Augusto e Mayra.

Box
Viúvas (mulheres acima de 15 anos)

Moóca – 14%
Santana/Tucuruvi – 11,8%
Lapa – 11,8%

Mulheres com mais de 60 anos

Pinheiros 21,0%
Mooca 20,1%
Vila Mariana 19%
Sé – 18,3%
Lapa – 17,9%

Fonte: “Mulheres em São Paulo: Um Perfil da Cidade”, 2004

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA