Assistência

0
1055

Em 12 de fevereiro, o Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente se reuniu pela primeira vez neste ano. Cerca de 28 representantes do Projeto Travessia, Cedeca, Casa da Criança Paulo de Tarso, Sedes Sapientae, Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria da Assistência Social, Sociedade Benfeitora Jaguaré, Distrital da Saúde Lapa, Senac, Sal da Terra, Sociedade 3 de Outubro, Conselho Comunitário de Segurança, José Herculano Pires, Senac e Casa Nossa Senhora do Rosário estiveram no Tendal da Lapa para discutirem o planejamento assistencial deste ano para os menores de idade na região.
O movimento nasceu no ano passado para divulgar e defender o Estatuto da Criança e do Adolescente e lutar pela dignidade de jovens. As reuniões do fórum acontecem na segunda quarta-feira de cada mês.
Durante o encontro, o Senac apresentou o curso para entidades que trabalham no terceiro setor, o Programa Formatos 500. O intuito é qualificar as organizações e melhorar a gestão de recursos das associações, influentes na realidade local. Desde outubro, uma experiência piloto na Zona Leste formou 100 organizações.
O curso gratuito é destinado a gestores de entidades, sem exigir escolaridade. Só uma pessoa para cada associação poderá assistir às aulas. As inscrições vão de 17 a 22 de fevereiro, pelo telefone 6647-5151. O curso será ministrado na UniFieo, em Osasco.
O Centro de Referência de Abuso e Violência Doméstica do Sedes Sapientae apresentou o Programa Sentinela, que visa combater os maus-tratos sofridos por jovens e famílias dentro de casa. Desde dezembro, os membros da organização firmaram uma parceria com a prefeitura para atender os menores vítimas de violência doméstica. Mas os profissionais do Sedes já recebiam denúncias e tratavam de casos enviados pelas varas da infância e juventude e conselhos tutelares.
A entidade acompanha as vítimas através de tratamento especializado em assistência social, saúde, educação, justiça, segurança, esporte, lazer e cultura, criando uma teia de proteção. Desde janeiro de 2002, quando começou o Projeto Sentinela, foram atendidas 94 famílias. O Sedes Sapientae quer ampliar as parcerias com entidades. Quem quiser conhecer o trabalho, basta ligar para 3866-2756, das 8 às 21h, de segunda-feira à sexta-feira.
O Plano Nacional de enfrentamento da exploração infantil está em vigor nas principais capitais do Brasil. Em São Paulo ainda falta um planejamento integrado para envolver toda a sociedade no combate à violência dentro de casa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA