Aúthos Pagano comemora 25 anos

0
655

Reconhecido pelo grande acervo de livros, objetos de arte e pela arquitetura de sua sede projetada e construida pelo arquiteto modernista Gregory Warchavchik,em 1929, o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano está com uma programação especial e traz novidades por conta dos 25 anos de sua fundação, em 11 de maio de 1982.
Famoso por eventos como Café Filosófico e Conversa com Verso, o centro cultural existe graças a iniciativa da esposa do professor Aúthos Pagano, a advogada, Carmela Pagano, que após o falecimento do marido, em 1976, pensou em doar a biblioteca com mais de 10 mil títulos de obras variadas (como direito, economia, matemática, relatividade, astronomia) à USP, mas recuou diante da possibilidade de ver as obras espalhadas pelos diversos departamentos da Universidade. Seu desejo era manter o acervo de Pagano intacto. Foi quando ela teve a idéia de transformar a casa em um Centro Cultural. A lei que decretou a preservação da casa, em 1.978, foi o primeiro passo para concretizar seu desejo, Em 11 de maio de 1982, a advogada Carmela doou a residência do casal e a biblioteca ao Governo do Estado de São Paulo, abrindo mais um espaço para atividades culturais no bairro.
A série de eventos Conversa com Verso, terá uma edição comemorativa no dia 16, a partir das 16h,com a participação de Oswaldinho da Cuíca, que falará sobre suas composições e cantará durante um sarau interativo com o público. Já o Café Filosófico será no dia 30 e contará com a palestra do astrofísico da USP, Augusto Daminelonde, a partir das 16h.

Coral

Além dos eventos, a direção do Centro prepara a formação de um coral. “Estamos com inscrições abertas para pessoas que queiram participar do coral. Não é preciso ter experiência”, afirma a diretora do Centro Cultural, Suely da Costa Elias, “A única exigência é ser maior de 16 anos”, acrescenta ela.
Os interessados em participar da programação ou do coral devem se dirigir à Rua Tomé de Souza, 977, ou pedir outras informações pelo telefone 3836-4316.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA