Aulas de cidadania

0
1156

Foto:

Alunos do Camp-Oeste que participam da iniciativa

Trinta policiais estão recebendo instrução para atuarem no programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC), iniciativa da Polícia Militar para agir na prevenção contra o crime e as drogas. O curso de duas semanas está sendo ministrado no Campus Villa-Lobos da Universidade Mogi das Cruzes (UMC), na Vila Leopoldina, para os policiais que atuarão nas escolas do bairro como eventuais, ou seja, na ausência do professor efetivo.
Num encontro na segunda-feira passada, o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano, tenente-coronel Luiz Nakaharada, apresentou a iniciativa para membros da Associação Comercial de São Paulo – Distritais da Lapa e de Pirituba, funcionários da Diretoria de Ensino Centro-Oeste (Deco), integrantes do Camp-Oeste, a imprensa local e demais participantes da comunidade.
Nakaharada, que tratou todos os presentes como parceiros, disse que os policiais estão se formando para agirem nas escolas da região como forma de prevenir o jovem na trajetória do crime. “É importante a união entre a corporação e a Secretaria de Estado da Educação, com o objetivo de valorizar a cidadania entre os estudantes, principalmente adolescentes freqüentadores das escolas públicas”, destaca.
A coordenadora dos trabalhos de instrução dessa turma de 30 policiais, a tenente Alcione Nicanor da Silva, ressalta que o JCC é ainda mais amplo, podendo ser adotado em escolas particulares, igrejas, associações e entidades. “O trabalho do policial nas escolas pretende enfatizar a cidadania como o significado dos símbolos nacionais os valores cívicos e a consciência da sua integração com a família e a comunidade”, observa. A maioria dos policiais é do 4º BPM/M, mas existem ainda membros do 1º, 19º, 16º BPM/M e ainda efetivos do 34º Batalhão da Polícia Militar do Interior (34º BPM/I).
A dirigente da Deco, Walkyria Cattani, disse que as 14 escolas estaduais na Lapa agora poderão contar com um profissional na área de segurança e também outro professor sempre presente para ensinar um caminho a adolescentes, vítimas preferidas por gangues e o crime organizado. “Foi muito gratificante assistir aos alunos do Ensino Fundamental, muito atentos à aula ministrada por um policial que falava sobre o significado da bandeira nacional”, declara.
O coronel Clóvis Santinon, responsável pelo CPA-M-5 (área de cobertura das Regiões Oeste e Norte) afirmou ser muito importante mudar a cabeça das pessoas porque somente a repressão contínua não dá conta do combate à violência. “Precisamos agir na prevenção ao crime, pois apenas construir mais presídios e aumentar o efetivo policial não melhoram a situação”, constata Santinon, ressaltando que o Estado de São Paulo representa 23% de habitantes do País enquanto o número de presos nas penitenciárias paulistas chega a 43% da população carcerária do Brasil.
Quem quiser conhecer o trabalho do Jovem Construindo a Cidadania pode ligar para o 4º BPM/M nos telefones 3834-2411 e 3834-6121.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA