Bairrismo da gente

0
838

Numa feliz coincidência, a nova subprefeita da Lapa, Luiza Eluf, viveu seus primeiros dias de trabalho numa semana repleta de eventos, com expressiva participação da comunidade, que, respirando aliviada, reencontra seus espaços. Em três momentos, Eluf e o seu chefe de gabinete, o advogado lapeano, Eloi Murari, puderam sentir, no corpo a corpo com moradores e empresários, a pulsação dos anseios da comunidade. Na terça-feira, 21, na comemoração dos 10 anos da Página Planejamento Editorial, Eluf acabou recebendo aplausos de boas-vindas de 450 pessoas, além de ter tido a oportunidade de conversar com lideranças comunitárias e empresários de bairros como Lapa, Leopoldina, Romana, Jaguaré, Pompéia e Perdizes.
No dia seguinte, ao conduzir uma Audiência Pública sobre a revisão do Plano Diretor, a subprefeita veio ao encontro dos anseios da sociedade, garantindo para as 117 pessoas presentes ao evento novos espaços para a discussão do planejamento urbano.
Já na quinta-feira, Eloi Murari percebeu o quanto é grande a expectativa em relação à formação da equipe de trabalho da subprefeita. Na sessão da Câmara Municipal, que homenageou o coronel Luiz Nakaharada, ficou claro que na Lapa e região, pulsa um construtivo bairrismo. Murari recebeu uma clara mensagem: a Lapa valoriza e prestigia os seus. E mais: quer vê-los valorizados, participando da gestão pública local.
O bairrismo lape-ano, no tocante à administração local, merece reflexão. As comunidades locais, traumatizadas por uma anterior gestão “forasteira” – termo utilizado com propriedade, tempos atrás, pelo Jornal da Tarde – quer fazer valer o seu próprio “Manifesto Antropofágico”. Ou seja: quer beber e comer de sua própria alma social, cultural, esportiva, comunicativa e administrativa, oferecendo à gestão municipal quadros éticos e competentes em todas essas áreas.
O coronel Nakaharada é um grande exemplo desse bairrismo da gente. Morador da vizinha Pirituba, o amigo “Naka”, como costumamos chamá-lo, acaba de ser considerado Cidadão Paulistano. Mas, como bem lembra o professor Barros Lima, o coronel há tempos ganhou um outro título: o de Cidadão Lapeano”, tornando-se uma grande referência em termos comunitários. A caminhada de Eluf na gestão pública tem tudo para também ser referência na nossa vida em comunidade. Todos nós, e também o prefeito Kassab e o secretário Matarazzo, fazem votos para que isso, de fato, aconteça.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA