Bairros continuam sem Ecoponto

0
706

Inaugurado em 2003, o projeto Ecoponto, que cria para os moradores descartarem resíduos de construção, móveis velhos, sobras de podas de árvore e outros objetos, ainda não chegou à grande área sob responsabilidade da Subprefeitura da Lapa.
Na cidade existem 19 Ecopontos aptos a receberem entulho e reduzir o lixo nas ruas. “Este equipamento público tem como finalidade receber dos munícipes e pequenos transportadores (carrinheiros), gratuitamente, pequenos volumes de entulho, bens inservíveis e materiais recicláveis. Estima-se que os pequenos geradores de entulho são responsáveis por quase 65% do material descartado irregularmente”, afirma Valdecir Cristino Papazissis, do Núcleo Gestor de Entulho do Limpurb.
Segundo ele, programa Ecoponto recolheu em 2007, 15.500 m³ de entulho e objetos. “A ação desses espaços públicos contribuem para a limpeza da cidade e na prevenção de enchentes”, acrescenta Valdecir.
O programa tem como público-alvo pequenos transportadores e moradores que fazem reformas ou ampliações em suas residências. Em geral, a quantidade de entulho acumulada nesses casos não compensa a contratação de uma caçamba.
A maior parte do material recebido nesses locais é reciclável. Entulhos são encaminhados para o Aterro Parelheiros e os materiais recicláveis enviados às Centrais de Triagem do Programa de Coleta Seletiva. De 2003 a 2007, a média de descarte nas unidades saltou de 32,5 m³ para 1.408 m³.
O próximo Ecoponto a ser inaugurado é o da Vila Palmeiras, na Zona Norte. Ele ficará na altura do nº 1.000 da Avenida Inajar de Souza. O local foi escolhido por técnicos do Limpurb e da Subprefeitura Casa Verde por causa dos freqüentes descartes de entulho.
A Sub Lapa informa que existe o estudo para implantação de Ecopontos na região e “assim que os endereços forem aprovados, serão passados comunicados”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA