Balanço comunitário I

0
892

Com 2006 chegando ao fim é hora de recuperar imagens dos 349 dias que deixamos para trás e fazer um balanço da vida comunitária. Nesta semana vale a pena recordar alguns fatos significativos do primeiro semestre do ano.
Não há como deixarmos sem registro, a saudável folia carnavalesca do já tradicional bloco “A Lapa Somos Nóis”, que uniu as famílias e amigos do bairro.
Mas nem tudo foi alegria nessa época do ano. A comunidade reagiu com indignação ao caos que reinou no Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento, o Pelezão, no início de janeiro, algo que rendeu tristes manchetes não apenas na imprensa local, mas em jornais de circulação regional.
Ainda no primeiro trimestre, a prefeitura informava que Mercado Municipal da Lapa passaria por um processo de revitalização. Infelizmente tal ação não se concretizou e entra para o quadro das promessas não cumpridas pelos gestores municipais. Vale lembrar que em setembro de 2005, a Secretaria Municipal de Serviços e Obras, ao colocar uma faixa em frente à antiga Usina de Compos-tagem da Vila Leopoldina,avisava: “Futuro parque neste local”. Quinze meses depois há de perguntar: quando é que o Parque Orlando Villas Bôas sairá do papel?
Foi em março que a Associação Comercial de São Paulo-Distri-tal Lapa iniciava nos bairros da região uma campanha contra a elevada carga tributária a que o brasileiro está sujeito quando vai às compras ou utiliza serviços públicos. Esse chamado à consciência feito pelos dirigentes do comércio serve de exemplo no campo da mobilização comunitária.
No segundo trimestre, a OAB-Lapa dava um importante passo na luta pela construção de uma nova sede para o Fórum Regional e a abertura de uma estrutura forense na Freguesia do Ó. Foi em abril que a entidade recebeu o decisivo apoio para essa causa do presidente do Tribunal de Justiça, Celso Limongi. Meses depois, a OAB-Lapa comemoraria, junto com a comunidade, o sinal verde para essas duas obras.
Em junho, outra importante conquista veio no campo da memória com o Núcleo da Lapa da Sociedade Veteranos de 32 recebendo acervo histórico da Revolução de 32.
O segundo semestre chegaria na seqüência trazendo agradáveis surpresas e também algumas decepções, que nesse mesmo espaço, na próxima semana, juntos resgataremos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA