Balanço comunitário II

0
941

Na edição passada, prometíamos dar continuidade a um balanço das ações comunitárias ao longo de 2006. Pois bem, é hora então de passar em revista o segundo semestre do ano, que foi marcado por dois grandes momentos festivos. Em julho, o Conselho das Associações Amigos de Bairro da Lapa e Região (Consab’s) organizava, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que na época respondia pela gestão do Pelezão, a tradicional festa junina. Em outubro, várias manifestações marcaram os 416 anos da Lapa, o único bairro da cidade a promover mais de 30 dias de festejos comunitários, demonstrando uma vontade de valorizar o espírito comunitário.
E por falar em comunidade não se pode deixar de mencionar que representantes de entidades locais foram bater diretamente à porta da Secretaria de Planejamento (Sempla), distante poucos metros do gabinete do prefeito Gilberto Kassab, para discutir o Plano Diretor da região. Isso aceonteceu, pois a população local havia encontrado barreiras instrans-poníveis no âmbito de um outro gabinete: o da Guaicurus, 1000, sede da Subprefeitura da Lapa.
Seria importante que essa mesma comunidade fosse bater às portas de uma outra secretaria, a de Saúde, pressionando para a solução de um problema que apontamos em diversas reportagens: a precariedade do atendimento médico no Pronto-Socorro da Lapa.
Também não seria sem propósito sugerir que as associações e entidades representativas da indústria e do comércio pressionassem o governo municipal, no sentido da execução de serviços de infra-estrutura nos bairros. Afinal, ainda estão vivas as imagens dos alagamentos verificados na Lapa e na Leopoldina, neste mês de dezembro.
Pressões, quando legitimas e bem organizadas dão resultados, como revelam as questões do Plano Diretor e também do Fórum Regional que, numa bandeira levantada pela OAB-Lapa, ganhará uma nova sede.
Toda a equipe do JG (diretoria, jornalistas, diagramadores, repórteres fotográficos, setores administrativo e comercial), ao término de mais um ano de convívio com você, caro leitor, quer expressar algo sobre o qual temos absoluta convicção: somente ações sistematicamente organizadas em consenso nos levarão a viver com qualidade de vida nos bairros onde moramos e/ou trabalhamos. A todos, desejamos Boas Festas. Temos encontro marcado no primeiro sábado de 2007, já que de 16 de dezembro a 1º de janeiro, estaremos de férias coletivas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA