Banda Operária da Lapa existe desde 1881

0
2459

Criada no Largo da Lapa no dia 7 de setembro de 1881, a Corporação Musical Operária da Lapa luta para manter viva a sua história e o seu nome no bairro. Fundada pelo maestro Chiafarelli, com o nome de Lira da Lapa, o amor pela música foi sempre a marca deste grupo de artistas. Segundo Alfredo Moro, que iniciou sua trajetória em 1959, a banda mudou de nome várias vezes.
“Chegou a ser chamada de Banda 7 de Setembro, mas os componentes se tornaram republicanos, tendo sido inclusive perseguidos na época da monarquia. Depois, passou a ser Banda 15 de Novembro. Quando se transferiram para a Rua Catão, deram o nome de Banda dos Ferroviários, já que os músicos trabalhavam nas estações de trem”, conta o metalúrgico aposentado, de 71 anos, saxofonista do grupo.
Atualmente, a Corporação Musical possui 25 membros, que ensaiam todos os finais de tarde de sexta-feira na Rua Joaquim Machado, local onde fica a sua sede própria, doada por Nicola Festa. A banda, composta por instrumento de sopro e percussão, toca principalmente marchas, valsa, bolero, sertanejo, rumba, forró e samba, entre outros ritmos antigos e modernos.
Conduzido pelo maestro José Laudelino Pinhal, o grupo faz apresentações na Igreja Ortodoxa Grega, no Bom Retiro, e na Igreja Católica da Moóca. A banda também já fez shows em quermesses e em eventos cívicos, como no último dia 15 de novembro no Centro Desportivo Municipal Mauro Bezerra Pinheiro (CDM Lapa de Baixo), em comemoração à Proclamação da República. “Estranhamente, tocamos em pouquíssimos lugares no bairro. Parece que o povo daqui não se preocupa com a nossa história, que faz parte da Lapa”, lamenta Moro. Segundo ele, durante a década de 60, a Corporação Musical já teve três bandas para dar conta de tantos espetáculos.
Atualmente a diretoria da banda é composta pelo presidente Ademir Zago, vice-presidente João da Silva, 1º secretário Luiz Antonio Alves, secretário-geral Paulo Roberto de Souza Padilha, arquivista João Tamburu, tesoureiro Nestor Adelino Pinheiro e relações públicas Mário Vicari.
Neste domingo, a Banda Operária da Lapa se apresenta no Clube Desportivo Municipal City, a partir das 14h. O CDM City fica na Rua Sepetiba, 660. Informações pelo telefone 3879-0189, com Alexandre.
Quem quiser conhecer a história de um dos conjuntos musicais mais antigos do Brasil pode entrar em contato com Joãozinho pelo 3966-5445.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA