Bases comunitárias para as praças

0
630

José de Oliveira Jr. Repórter

A 1ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar (1ª Cia/4º BPM/M) pretende instalar bases comunitárias móveis em três praças da região. Segundo o capitão Edmilson Miranda, a Praça Melvim Jones, localizada em frente ao Mercado da Lapa, necessita de espaço físico adequado para o estacionamento de uma viatura, que vigiaria as imediações.
Outra praça que deveria receber um carro da polícia é a Jacomo Zanela, que fica na Lapa de Baixo, próximo ao Cursinho da Poli. De acordo com Miranda, o corredor de ônibus dificultou a instalação da base comunitária móvel no local.
Os moradores das imediações da Praça Cornélia fizeram um abaixo-assinado com cerca de 1,6 mil nomes, pedindo mais vigilância no local. O comerciante Marco Aurélio Vazquez; Luka Fagundes, responsável pela Feira de Artes e Artesanato da Lapa, que agora está instalada na Praça Cornélia; e Marcos Moreira Vaz, do Reciclázaro, entraram em contato com o capitão Miranda, por intermédio da presidenta do Conselho Comunitário de Segurança da Lapa (Conseg-Lapa), Maria Vargas, para a instalação da base comunitária naquela área.
Além disso, comerciantes do entorno da Praça Cornélia reclamam da permanência de pessoas suspeitas, que ficam próximas à igreja e ao Reciclázaro. Isto porque eles estão sofrendo com assaltos à mão armada. Um estabelecimento comercial na Rua Clélia já foi roubado 13 vezes no período de um pouco mais de um ano. A Subprefeitura da Lapa está em negociação com a Polícia Militar para rebaixar a guia, com o intuito de permitir a entrada da viatura da polícia na Cornélia.
O capitão da 1ª Cia/4º BPM/M também disse que o patrulhamento nessas três praças segue a filosofia da Polícia Comunitária, que está sendo adotado em toda área coberta pelo 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano. “A princípio, um carro fica no ponto de estacionamento na praça, como referência no patrulhamento, enquanto outro veículo ronda o perímetro”, observa Miranda, explicando que haveria um policial em cada uma das duas viaturas, patrulhando o perímetro determinado no período, das 7 às 19h, de segunda-feira a domingo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA