Biblioteca reabre com contação de história

0
712

A reabertura e comemoração dos 52 anos da Biblioteca Clarice Lispector aconteceu na tarde da quarta-feira, 17, com a “Contação de História” da dupla Vanessa Castro e Guga Bastos aos alunos da Emei Ana Maria Popovic, Escola Estadual Romeu de Moraes e representantes da comunidade.
Segundo a coordenadora e bibliotecária, Nilze De Grande Rocha, o piso esburacado e as infiltrações que colocavam o acervo em risco fazem parte do passado. “Está reforma a gente estava pedindo desde 2001, quando assumi a biblioteca. Estamos reabrindo a casa com tudo novo, telhado, teto e troca de pisos. Ganhamos um a sala de leitura com piso e mobiliário adequado para as crianças além de banheiros adaptados para deficientes. Estamos abrindo com oficina gratuita de poesia, baseados em em temas comuns do cotidiano das pessoas. O objetivo é estimular a fruição e o gosto pela criação poética nos participantes”, diz Nilze.
A partir de outubro, a biblioteca recebe o Festival de Contação de História. O acervo da Clarice Lispector tem 30 mil livros e assinatura de vinte revistas e jornais. “O público que aproveite para ler, nunca tivemos tantas assinaturas”, lembra a bibliotecária.
Aos 52 anos, a biblioteca sofre reformulação. A coordenadora de Bibliotecas na região Oeste (da Secretaria Municipal de Cultura), Vânia Assaf, informa que a Clarice Lispector, como as demais infanto-juvenis, passa a receber acervo para adulto. “Todas mantêm o acervo infantil, vamos expandir para atender jovens e adultos”, avisa Vânia.
O presidente da Associação Amigos da Vila Ipojuca (Savi), Leonildo Siragna, aprovou a reforma. “Está muito bonito. É uma continuação do serviço da Sociedade (Amigos) que em 1954 indicou esse local ao prefeito Jânio Quadros para a construção da biblioteca. Ele autorizou e em 1956 foi inaugurada. Temos um carinho especial por essa biblioteca”.

Novidade temática

A coordenadora de Bibliotecas revela ainda que a Cecília Meireles, que está sendo passada para a Subprefeitura, terá o acervo coordenado pelo sistema municipal (de bibliotecas). “Todas as bibliotecas da região estão sendo reformadas. A Clarice Lispector, que estamos devolvendo para a comunidade, a Mário Schenberg passa por reforma internamente e vai ser uma temática em ciência e tecnologia. É um investimento grande. A previsão é inaugurar a temática em 1º de novembro. A Mário Schenberg vai ter também um espaço de literatura infantil que foi uma conquista da biblioteca”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA