Biblioteca será Centro de Memória

0
663

Foto:

A biblioteca perde acervo infantil e será vocacionada para o público adulto

Depois de ficar muito tempo encaixotado em uma sala da Biblioteca Mário Schenberg , na Rua Catão, o acervo do Museu Miguel Dell’ Erba que guarda documentos e imagens da história da Lapa terá um espaço definitivo com a requalificação da Biblioteca Infanto-juvenil Cecília Meireles, que após 50 anos, deixa de ter o acervo infantil e passa a ser um Centro de Memória e de Convívio da Lapa.
A mudança consta do decreto 49.172, assinado (em 31 de janeiro) pelo prefeito Gilberto Kassab e publicado no Diário Oficial do dia 1º de fevereiro, determinando a transferência dos documentos e vinculando o acervo ao Centro de Memória e Convívio da Lapa a ser instalado no local.
A publicação também altera o sistema de administração e manutenção do prédio, que sai da responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e passa para a supervisão de Cultura da Coordenadoria de Ação Social e Desenvolvimento da Subprefeitura da Lapa.
Segundo a diretora interina do Sistema Municipal de Bibliotecas, Marta Nosé, o acervo e os eventos, bem como toda a parte de política cultural, continuam sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura. “A parte do acervo infantil sai e a biblioteca será toda vocacionado para o público adulto com livros de literatura (nacional e estrangeiros) e espaço para o Centro de Memória. A primeira coisa é revolver a questão dos funcionários e ver quem se dispõe a ficar. Acredito que em 30 dias tudo estará resolvido. Também deve ser agendada uma data com as cabeças pensantes da região para decidir como será feito o museu. Já estamos chamando arquitetos e engenheiros para acondicionar esse acervo adequadamente. A idéia é otimizar o uso do espaço”, afirma ela.
O Coordenador de Ação Social e Desenvolvimento da Subprefeitura da Lapa, Ayrton Serra, informa que o assunto será discutido em uma reunião marcada para a próxima semana. “Vamos reunir o supervisor de Cultura e o Chefe de Gabinete na terça-feira (19) para definir o orçamento e as mudanças desse novo equipamento que estamos recebendo”, disse Serra.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA