Biblioteca será reformada

0
711

Maria Isabel Coelho

A falta de limpeza da Biblioteca Mário Schenberg, antiga Francisco Pati, chamou a atenção de vários usuários do local. Entre eles, Eliana Gentile que utiliza a biblioteca para leitura e pesquisas.
Segundo ela, as mesas estão sujas. “Não é possível vestir roupa clara quando vou à biblioteca.Tive a informação que eles (funcionários) estão sem equipe para a limpeza”, reclama.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, o motivo desse transtorno é que a biblioteca estava subordinada à Subprefeitura da Lapa até outubro de 2005, quando voltou para a Secretaria Municipal de Cultura. “Neste período do ano, não era possível dispor de verba”, explica a coordenadora da Biblioteca, Patrícia Marçal Frias. Ela informou ainda que desde então, o processo de licitação para o serviço está em andamento e será concluído em breve.

Reforma

Ainda segundo a Secretaria, este ano haverá também uma reforma, inclusive do auditório, que será reativado. Arquitetos e engenheiros já começaram a tirar as medidas para a obra. No novo projeto, várias melhorias estão previstas, incluindo uma área com computadores que irão oferecer acesso aos acervos de todas as bibliotecas municipais.

Acervo

Moradores e historiadores do bairro estão com medo que o acervo do Museu da Lapa, Miguel Dell‘Erba, e da então Biblioteca Municipal Francisco Pati se deteriore e desapareça com o tempo, por falta de preservação e investimento, uma vez que a atual denominação da biblioteca é científica.
Para discutir o assunto, eles se reuniram com o vereador Aurélio Nomura, no, no Colégio Santo Ivo. Na ocasião, o parlamentar se comprometeu a levar o problema ao conhecimento do Secretário de Cultura. No mesmo dia, o presidente do Conselho das Sociedade Amigos de Bairro da região da Lapa, José Benedito Morelli, o Boneli, disse que iria verificar com a direção da biblioteca, onde estaria o resto do acervo histórico do bairro. “O museu já chegou a ocupar um andar inteiro no prédio da Rua Catão e hoje fica em um pequeno espaço na entrada da biblioteca. Aquilo (que está exposto) não é nem a décima parte do acervo do museu”, disse Boneli.
Acompanhado do presidente da Sociedade Amigos da Lapa de Baixo, Décio Ferreira, Boneli esteve na biblioteca. “Vimos que a Patrícia (coordenadora da biblioteca) já começou um trabalho de recuperação. Mas muita coisa está encostada”, relata.
Empenhados em recuperar a história da Lapa, lideres comunitários e o vereador Nomura estiveram reunidos na última quarta-feira, 12, com a assessora de Relações Institucionais da Secretaria de Cultura, Beatriz Franco do Amaral, representando o Secretário de Cultura, Carlos Augusto Calil.
No encontro, ficou acertado que será feito o levantamento do inventário, para localização do acervo e foi marcada uma nova reunião para o dia 26, às 10h, na própria biblioteca, onde a comissão voltará a se encontrar para discutir a recuperação das peças e o local onde poderá ser instalado o museu. Sobre o acervo da Biblioteca Francisco Pati, a secretaria informou que ele continuará geral e será preservado. A diferença é que a biblioteca irá receber outro acervo, o do Cientista Mário Schenberg, que terá uma verba adicional para adquirir materiais específicos da área de ciência.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA