Bombeiros simulam atendimento

0
913

Bombeiros de todo o País comemoram o Dia do Bombeiro Brasileiro no domingo, dia 2 . Na Lapa, homens do 4º Grupamento de Bombeiros, liderados pelo 1º sargento PM Roberto José Arantes Caetano, fizeram apresentação dos serviços terrestre, aéreo e aquático além de técnicas de salvamento em locais de grande circulação de pessoas como o Shopping Center Lapa, na quarta-feira, dia 26.
Durante a apresentação, Caetano fez várias simulações para mostrar como são feitos os primeiros socorros em casos como desmaios ou fraturas. O bombeiro lembrou ainda a evolução da corporação. “O Corpo de Bombeiros começou no tempo em que a São Paulo era Capital da Província, quando eram usados baldes, que passavam de mão em mão, até chegarem ao prédio em chamas. Em 2 de julho de 1957, foi fundado o 1º Quartel de Bombeiros, no Rio de Janeiro.”
Na Capital, os trabalhos de extinção de incêndio começaram oficialmente em 10 de março de 1880, com a criação da Seção de Bombeiros com 20 homens, para combater um incêndio na biblioteca da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. “Mas foi por causa dos incêndios dos edifícios Andrauss (1972) e Joelma (1974) onde centenas de pessoas morreram, que vários equipamentos foram importados além do aperfeiçoamento das exigências legais quanto aos aspectos de prevenção de incêndios”. Daquela época para cá, o atendimento de resgate, salvamento e combate à incêndio incorporou outras formas como helicópteros e motos que auxiliam em um atendimento mais rápido às vítimas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA