Campanha sobre Linfomas terá exposição no Sesc

0
1104

Foto:

Ana Lúcia Cornacchioni fará palestra no dia 12

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) abre a “Campanha Mundial de Conscientização sobre Linfomas” com uma exposição, no próximo dia 12, às 20h, no Sesc Pompéia.
A mostra traz dez obras de artistas renomados como Aguilar, Antonio Peticov, Cláudio Tozzi, David Dalmau, Ivald Granato, Gilberto Salvador, Jô soares, Romero Brito, Rubens Gerchman e Vera Ferro, que reproduzem mãos gigantes, como símbolo da campanha.
Segundo a médica oncologista infantil do Hospital das Clínicas e membro do Comitê Científico da Abrale, Ana Lúcia Cornacchioni, as mãos simbolizam o auto-exame para detecção precoce dos linfomas (cânceres no sistema linfático). “A mão é para que a pessoa pare, pense e se conscientize que é preciso se informar e fazer o exame”, explica a médica.

Alerta

Antes da abertura oficial da exposição, Ana fará uma palestra no dia 12, às 14h, para alertar o público sobre os sinais, sintomas, diagnósticos e tratamento da doença. Levantamento da entidade mostra que a incidência anual dos mais de 30 tipos de linfomas existentes dobrou nos últimos 35 anos, mas apenas 12% dos brasileiros conhecem seus sintomas e características. “O Linfoma é um câncer do sistema linfático que começa nos gânglios”, informa ela.
De acordo com a especialista, quando o tamanho do gânglio (ínguas) fica alterado (infeccionado) por mais de um mês, o paciente deve procurar um médico para ser diagnosticado. “Se for uma criança, ela deve ser levada ao pediatra e os adultos ao clínico. Caso o paciente tenha condição também poderá ir direto ao hematologista. A doença pode ser tratada e curada”, orienta a oncologista.

Dia Mundial

Além da exposição no Sesc Pompéia, a Abrale também estará realizando eventos culturais e atividades, em todo o país, como as aulas de ginástica e orientação com um especialista para alertar sobre a possibilidade de diagnóstico deste tipo de câncer, no “Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas”, 15 de setembro, das 9h às 16h, no Parque Villa-Lobos, localizado na Avenida Professor Fonseca Rodrigues (2001), próximo ao Ceagesp.
Já a exposição fica no Sesc (Rua Clélia, 93) até dia 23. O evento faz parte da campanha mundial realizada pela organização internacional Lymphoma Coalition (Linfoma Coalizão), no Brasil representada pela Abrale. Outras informações com a Abrale pelo site (www.abrale.org.br) ou pelo telefone 0800-7739973.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA