Candidatos visitam a Lapa

0
1263

Marta no Terminal de Ônibus, Alckmin no Mercado, Kassab no Alto da Lapa. Assim foi a temporada eleitoral junina na região, que registrou a movimentação dos três principais candidatos à eleição para prefeito de São Paulo, com primeiro turno marcado para o dia 5 de outubro. Confira, a seguir, detalhes dessas visitas.

PT Lapa orienta Marta

No dia 11 de junho, depois de percorrer a pé o trecho entre o Terminal da Lapa e a rua Catão, a ex-prefeita Marta Suplicy, visitou a redação do Jornal da Gente. Durante o café oferecido pela diretoria do jornal, Marta concedeu entrevista, onde demonstrou estar ciente dos problemas da Lapa e região, contando, para isso, com a participação ativa do Diretório Zonal do PT. A ex-prefeita falou sobre alguns problemas locais, em particular sobre a situação do Hospital Sorocabana. “Fui informada que esse hospital, que atende a rede SUS tem uma série de problemas, que podem ser enfrentados de várias maneiras. Uma delas poderia ser a assinatura de um convênio transformando o Sorocabana em Hospital-Universitário, pois existem na região instituições de ensino superior que poderiam participar de uma iniciativa desse tipo”. Em relação ao transporte coletivo, Marta mostrou-se aberta para discutir e apoiar linhas do Metrô para a Lapa e Leopoldina, ao mesmo tempo que criticou limitações de uso no Bilhete Único impostas pelo prefeito Kassab. “Acho um erro proibir a validação do Bilhete dentro do ônibus”, afirmou a ex-prefeita. Ao abordar a questão das administrações locais, a Marta defendeu a criação do Conselho de Representantes das Subprefeituras. “É uma instância de participação que presente em cada uma das subprefeituras, garante a efetiva descentralização municipal. Quanto ao subprefeito, ele não necessariamente precisa ser morador da região. Precisa, isto sim, conhecer o panorama local e, acima de tudo, ser capaz de garantir o diálogo entre comunidade e subprefeitura”, afirmou a candidata petista acompanhada na ocasião pelo ex-subprefeito da Lapa, Adaucto Durigan.

Alckmin confirma popularidade

Normalmente, com agendas carregadas, os candidatos as eleições majoritárias costumam passar rapidamente pelos bairros. Não foi o caso do ex-governador Geraldo Alckmin, que no sábado, 28, percorreu por mais de 90 minutos o Mercado da Lapa, onde se confirmou um dos dados das pesquisas eleitorais: o candidato do PSDB ainda goza de grande prestígio e aceitação popular. De fato, o que não faltou na visita ao entreposto foram abraços, beijos e manifestações de apoio, tanto por parte dos permissionários quanto dos consumidores que faziam suas compras. Ao ser entrevistado pelo JG, Alckmin considerou importante a manifestação popular. “A comunidade local me agraciou com o titulo de Cidadão Lapeano. Essa aproximação natural e espontânea aqui no Mercado é um grande incentivo nesse momento de pré-campanha eleitoral”, disse o ex-governador. Quando foi questionado sobre o problema do comércio ambulante, Alckmin fez a seguinte análise. “É preciso formalizar essa atividade. Temos de olhar para o mercado de trabalho em São Paulo. Sobram vagas e faltam empregos, pois não há qualificação para as oportunidades oferecidas. A questão do comércio informal passa por iniciativas de capacitação de recursos humanos que possam ingressar no mercado formal”. O candidato tucano também avaliou questões de infra-estrutura do Mercado e entorno. “Ouvi pedidos dos permissionários sobre a necessidade de modernização do Mercado da Lapa. Entendo que é um entreposto com grande potencial para se transformar num verdadeiro ‘point’ da região. E o entorno também tem esse potencial, desde que se resolvam problemas como os da enchente na região da Rua Guaicurus e na própria região do Mercado”, afirmou Alckimin.

Kassab entre o verde e o skate

No domingo, 29, foi a vez do prefeito Gilberto Kassab , candidato do DEM à reeleição, visitar a região, com agenda no Alto da Lapa e na Vila Piauí, tradicionais ninhos tucanos. Na Praça José Roberto Leite Penteado, reduto de eleitorado de poder aquisitivo elevado, Kassab, participou da entrega das obras de reurbanização da Praça .
Acompanhado de dois secretários municipais (Andrea Matarazzo – Subprefeituras – e Orlando de Almeida – Habitação), da subprefeita Luiza Eluf (filiada PV, partido da base aliado) e da vereadora Mara Gabrilli (PSDB), Kassab foi recebido por um pequeno grupo de moradores. Do Alto da Lapa, o prefeito seguiu para a Vila Piauí, onde a população aproveitava o domingo para brincar na praça onde funcionava a extinta escola de latinhas. Lá, ele prometeu o início das obras de uma pista skate. Ao falar com a reportagem do JG, o prefeito disse que está ciente dos problemas com a lavanderia do Hospital Sorocabana, conforme noticiado pelo jornal. “A Secretária de Saúde está tomando as devidas providências sobre esse caso”, garantiu o Kassab. Em relação à estação Santa Marina (Lapa de Baixo), única que não mereceu confirmação por ocasião do anúncio da linha do Metrô que liga o bairro do Bresser à Freguesia, o prefeito disse que não há definição da construção da mesma, pois não existe ainda o Projeto Executivo da obra metroviária. “Os R$ 75 milhões que a Prefeitura liberou são justamente o aporte municipal ao projeto Executivo dessa linha do metrô. Não existe nada de definitivo em termos de traçado, a não ser sugestões iniciais”, disse ele, deixando aberta a possibilidade da construção de uma estação na Lapa de Baixo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA