Capoeira no Tendal da Lapa

0
1068

Foto:

Alunos do curso de capoeira de angola

RENATA DE GRANDE REPÓRTER

O Espaço Cultural Tendal da Lapa abre o primeiro semestre com atividades para todos os gostos e idades. Para quem se interessa por cultura africana o Grupo Anarquista Iê de Capoeira de Angola, oferece as segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h30 às 17h30, aulas gratuitas da arte. O grupo é aberto a crianças e adultos, homens e mulheres, iniciantes ou antigos na capoeira. Segundo o professor Rui Carlos Takeguma, que há 10 anos cultiva a capoeira de angola, o foco do grupo é na busca em conciliar uma pedagogia libertária com a arte popular da capoeira de angola. “Procuramos manter as raízes da cultura africana, uma visão diferente de mundo, pois aqui não há competitividade”, explica o professor.
Além de ensinar a “jogar”, Takeguma também ensina a tocar os instrumentos característicos da arte, como o berimbau, pandeiro, atabaque, agogô e reco-reco. “O som e o canto são tão importantes quanto o movimento em si”, acrescenta Takeguma, que também apresenta aos seus alunos as cantigas tradicionais da capoeira.
Em janeiro o Tendal da Lapa iniciou o Coral da Cidade de São Paulo. O curso, que mantém suas inscrições abertas, consiste em um conjunto de corais comunitários, com atividade musical voltada à música erudita sinfônica e vocal, destinada a pessoas da comunidade que terão a oportunidade de realizar uma atividade musical de alto nível artístico junto a músicos profissionais e jovens estudantes de música. Nos ensaios são oferecidos cursos de teoria musical e de técnica vocal. Qualquer pessoa pode participar do coral, a única exigência é a assiduidade aos ensaios e concertos, que são realizados gratuitamente aos sábados, das 9 às 12h.
O Espaço Cultural Tendal da Lapa fica na Rua Guaicurus, 1100. Telefone 3862-1837.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA