Casa Abrigo corre o risco de fechar

0
989

A tristeza tomou conta da comunidade nesta semana. A Casa Abrigo Dom Bosco Lapa sofre com a falta de recursos para atender as 15 crianças de zero a 12 anos, que foram retiradas da situação de risco. Os 12 funcionários já estão em aviso prévio e, se nada for feito, a casa, aberta há cinco anos, deve fechar suas portas no dia 5 de setembro.
A instituição recebe verbas da Secretaria Municipal de Assistência Social para atender 15 crianças, mas não conta com reajuste há três anos. A reivindicação é aumentar o aditamento para 20 menores e conseguir aumentar os recursos para sustentar o trabalho assistencial, centralizado na desbrutalização do jovem.
“Os meninos e meninas chegam aqui revoltados pela violência sofrida no seu meio. É muito triste não continuar a atender estes jovens. Com o fechamento, vamos tentar estruturar os pais na medida do possível, mas não se poderá garantir a mesma pedagogia salesiana e o respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que conquistamos”, lamenta o preocupado responsável pela Casa, Genival Cândido.
A comunidade lapeana não está parada. A Associação das Famílias Rotarianas da Lapa (Asfarla) está procurando ajuda no bairro para reverter esta situação. O Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente – que indicou Cândido para o título de “Pai Lapeano 2000”, conquistado por ele no Centro de Tradições Lapeanas – pretende mandar ofício à secretária da Assistência Social, Aldaíza Sposati, para conseguir resolver o problema.
Maria Bertolina de Morais, a Bertô, também quer convencer as pessoas da região para a necessidade de continuar os trabalhos da casa. Cândido apelará ao juiz da Vara da Infância e Juventude na Lapa, Fermino Magnani Filho, e ao subprefeito Adaucto José Durigan. “De qualquer maneira, quero agradecer de coração a mobilização da sociedade lapeana. Isso nos emociona muito”, disse.
Quem quiser conhecer o trabalho da Casa Abrigo Dom Bosco Lapa pode ligar para 3868-1860, ou ajudar depositando qualquer quantia no Banco Itaú, Agência 64, Conta Corrente 39777-1.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA