Cidadão Oficial

0
1652

Se na quarta-feira, 2 de julho, alguém estivesse empenhado em desvendar a alma da comunidade regional, procurando entendê-la em todas as suas diferentes dimensões – humana, fraterna, política e cidadã – , o lugar certo para esse fascinante exercício teria sido a sede do 21º Depósito de Suprimento do Exército, o quartel localizado na Vila Anastácio, na divisa com a Lapa.
Lá, a disciplina e coragem de uniformes verde-oliva e coturnos brilhantes, longe de simbolizarem a guerra, nos chamam a viver tempos de amizade e paz, conforme nos lembra o comandante do aquartelamento do Anastácio, coronel José Luiz Monteiro Giambartholomei.
No café da manhã oferecido à comunidade, cujas principais lideranças estavam presentes, Giambartholomei, servidor público fardado, despojou-se de títulos, medalhas e honrarias para se colocar do lado de cá do balcão de serviços e dizer a todos os presentes: as Forças Armadas fazem, sim, parte da sociedade brasileira.
Traduzidas para o “lapeanês” típico do Anastácio e demais bairros da região, as palavras do coronel ganham o seguinte significado: o Exército brasileiro, neste pedacinho da Zona Oeste de São Paulo, também é comunidade.
Comunitariamente, o convívio mantido com Giambartholomei nos ensina muitas coisas. As mais marcantes talvez sejam as lições de civismo vivenciadas, por exemplo nos eventos que resgatam a memória da Revolução de 1932, o grande movimento que defendeu os ideais democráticos no confronto com o governo ditatorial de Getúlio Vargas. Anualmente, o coronel faz questão de abrir as portas do seu Quartel para manter viva a chama dos ideais da juventude constitucionalista de 32, que nos legou, conforme aprendemos com o professor José Carlos de Barros Lima – uma das nossas grandes reservas morais -, exemplos de heroísmo e amor à Pátria.
No café da manhã da última quarta-feira percebemos que por trás da rigidez dos fardamentos, independente do grau da patente, existem homens e mulheres capazes de se emocionar quando um grupo de crianças nos chama querendo dizer que na infância está o futuro de uma Nação.
Por tudo isso, caro coronel Giambartholomei, fique certo de uma coisa: a partir dos exemplos dados pelo 21º Depósito de Suprimento, o Exército Brasileiro é, hoje, membro efetivo e atuante da comunidade da gente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA