Cinema nacional atrai a comunidade

0
742

Foto:

Moradores elogiaram a iniciativa dos bancários

Numa iniciativa da subsede Lapa do Sindicato dos Bancários, centenas de moradores da Vila Leopoldina lotaram, na sexta-feira, 6, o salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Rua Brentano, para assistir ao filme “Tapete Vermelho”. A comunidade se divertiu com o longa-metragem nacional que conta a história de Quinzinho, morador de uma roça distante dessas que quase nem existem mais. Ele fez uma promessa para seu pai e agora tem que cumprir: levar o seu filho, menino de 10 anos, para assistir a um filme de Mazzaropi no cinema.
Com a mulher Zulmira, o filho Neco e o burro Policarpo, ele viaja pelas cidades para cumprir seu objetivo. Na procura de seu ídolo, Mazzaropi, o possível e o impossível acontecem com Quinzinho e sua família.
Além de moradores do bairro, estudantes, grupos da terceira idade e do albergue Zancole se emocionaram com a experiência do projeto batizado de CineB, parceria entre o Sindicato dos Bancários e a Brazucah Produções. O assistente de direção de Tapete Vermelho, Darci Figueredo, participou da exibição e elogiou a iniciativa. “Levar cultura para os bairros é tão necessário quanto debater ecologia e meio ambiente”, afirmou Figueiredo.
A sessão contou com a presença de 20 moradores de rua da região. Para José Pereira da Silva, coordenador do albergue Zancole, “esse tipo de iniciativa é um resgate ao estimulo à vida. Ajuda no resgate da auto-estima dessas pessoas”. A turma da terceira idade também marcou presença na sessão do salão paroquial Santa Mônica. A coordenadora do grupo Carolina Belfiori definiu como formidável a idéia de passar filmes brasileiros no bairro e ainda de graça. “Distrai muito, deveriam ter feito antes”, ressaltou a paroquiana.
O frei João Constantino Junqueira, pároco da igreja desde de 2004, diz que a proposta ajuda na integração. “Tudo isso serve para unir a comunidade”.

Futebol e política

A programação do CineB na Lapa prevê para o dia 27 a exibição do longa- metragem “O Ano em que meus pais saíram de férias”, que aborda o ano de 1970, com a seleção brasileira de futebol lutando tricampeonato ao mesmo tempo em que a ditadura militar acentuava a repressão. A sessão com entrada gratuita acontece na Rua Gomes Freire, 241), às 19 h. Reserva de ingressos pelo telefone 3836-7872.

Visita Cultural

Moradores da Vila Leopoldina e região, poderão participar de uma visita ao Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) que irá acontecer no dia 28 de Julho. Será uma visita educativa que apresentará detalhes históricos, artísticos e arquitetônicos do prédio do CCBB, na região central da cidade. Para participar, basta comparecer na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Rua Brentano, 437) e fazer a ficha de inscrição. As visitas acontecem no dia 28 de julho nos períodos manhã e tarde; com transporte gratuito. Quem mora no Jaguaré também poderá participar da iniciativa no dia 19. Informações: 9782- 8070 (Cidálio).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA