Clínica universitária atende a comunidade

0
974

Foto:

UNIP presta serviços

A deficiência no sistema público de saúde tem levado usuários a procurar a Clínica Saúde da Universidade Paulista, localizada na Rua Carlos Vicari, para orientação e atendimento nas áreas de enfermagem, fisioterapia, psicologia e nutrição.
Sem divulgação, apenas com a propaganda boca-a-boca, a clinica tem agenda cheia nas quatro áreas. O serviço de fisioterapia, por exemplo, conta com fila de espera de mais de 200 pessoas. Para manutenção dos aparelhos é cobrada uma taxa de R$ 25,00 ao mês, independente do número de vezes que o paciente precise do serviço. “Se o caso tiver urgência, como por exemplo uma cirurgia de joelho, ele será atendido. A pessoa tem que vir com um pedido médico, seja público ou não”, esclarece a coordenadora do curso de Fisioterapia, Denise Loureiro Viana.
Já Psicologia, Nutrição e Enfermagem não têm espera. O atendimento é gratuito e agendado por telefone ou pessoalmente. “Cada paciente tem o dia certo para ser atendido”, revela a assistente de coordenação das quatro áreas, Clenilda Viana Frias.
A coordenadora do curso de Enfermagem, Gabriela Rodrigues Zinn, diz que o público alvo é a comunidade e os próprios funcionários e alunos da Unip. As consultas incluem verificação de pressão arterial, exames de glicemia capital (diabetes) e colesterol total.

Atendimento e pesquisa

O serviço da clínica universitária é realizado por alunos estágios do último ano dos cursos de fisioterapia, enfermagem, Psicologia e Nutrição, sempre com acompanhamento e orientação de um professor ou profissional da Unip.
A professora Denise conta que o grupo de orientação em saúde faz um atendimento multi-disciplinar. “Como é uma clínica universitária além do atendimento, desenvolvemos trabalho de pesquisa”. A professora e coordenadora do curso de Psicologia, Ângela Sieiro de Toledo Pizza, diz que o atendimento de psicoterapia tem um plantão para as pessoas que chegam mesmo sem agendamento.
A clínica funciona de segunda a sexta-feira (periodo integral) e sábados (meio período). Para agendar, basta comparecer à Rua Carlos Vicari, 124, ou ligar para o telefone 3662-5255.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA