Clube renovado

0
940

Foto:

Comunidade deixa Pelezão mais bonito

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

O Pelezão não é mais o mesmo. Há quatro anos a comunidade e a administração municipal têm se empenhado para que a área de 900 mil metros quadrados do Clube da Cidade do Alto da Lapa tenha condições de uso. Foram plantadas trilhas de hortênsias, íris-da-praia e agapanos. Também foi feito o cultivo de 450 ipês e cerejeiras para comemorar o aniversário de São Paulo. Com o apoio da direção do Pelezão, o cuidado de cerca de 30 moradores, liderados por Amelia Yano, melhoraram o estado de abandono que se encontrava o clube antes de 2001.
Segundo Amelia, o mato estava alto logo na entrada do Pelezão. “O plantio contínuo de mudas e o cuidado diário de membros da comunidade tem dado outra cara para o clube”, relembra a moradora. A Subprefeitura da Lapa e a Secretaria Municipal de Esportes também recuperaram a piscina, reformando as bombas a troca de filtros e todo o encanamento; recuperação o piso das quadras, construção das quadras poliesportivas duplas, iluminação no campo de futebol, trilha de caminhada reformada e ampliada, recuperação da jardinagem. “Uma das grandes obras que fizemos no Pelezão foi a captação da água da mina, economizando 70% no consumo diário de água”, explica Velfrides Antonio Barreto, diretor do Pelezão entre 2001 e 2003.
Existem, porém, algumas pendências que necessitam ser feitas. Falta, por exemplo, reconstruir a pista de atletismo no campinho, reparar o piso perto do ginásio, iluminar a pista de cooper. Barreto sugere que a nova administração utilize a água da mina na piscina depois de se fazer a filtragem e misturar com o cloro. Segundo laudo técnico da Supervisão de Esportes, a água pode ser usada na piscina.
Outra medida importante para a próxima gestão na Subprefeitura da Lapa seria aproveitar as instalações do telhado do ginásio para aquecer a água no chuveiro, por meio de energia solar. Segundo Barreto, as chapas de alumínio que compõem o telhado são condutoras de calor que pode ser aproveitado no banheiro do ginásio. Outra proposta de Barreto seria a instalação de uma área para esportes radicais, como rapel urbano, tiroleza, pontes pêncil (baseada em cabos) de pneu, ponte de tarzan (duas cordas paralelas), além de espaço para travessias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA