Compromisso com a informação

0
788

Durante um ano, procuramos estar ao lado da comunidade em todos os momentos, elogiando, criticando, apoiando e incentivando. É, e sempre foi, nosso interesse cobrir reuniões e desenvolver reportagens que mostrem a movimentação das lideranças do bairro e também os problemas locais, a fim de fazer com que os responsáveis procurassem solucionar o problema. O Jornal da Gente presta um serviço a pessoas e entidades que lutam pela melhoria da qualidade de vida do bairro.
Muitas vezes, algumas pessoas confundem a atividade jornalística. Para aqueles que não entendem bem a profissão, o trabalho de repórter é ser o mais fiel possível, retratando aos leitores os acontecimentos, sem inventar fatos. Temos de investigar as informações e ouvir todas as partes envolvidas. O texto deve ser escrito sem esquecer a ética profissional. Acreditamos que estamos fazendo esse difícil ofício.
O problema é que a parte da comunidade confunde este trabalho de “ouvir os dois lados”, com envolvimento político ou pessoal. Se recebemos uma denúncia, temos de apurar e ouvir também o lado criticado. Isso não é prestar um serviço a este ou aquele partido. Por isto, os comentários levianos de que este jornal está a serviço deste ou daquele grupo político não merecem sequer uma linha de contestação de nossa parte. Nossa conduta e postura diária diante de todos os segmentos da comunidade lapeana, sem exclusão, é o melhor atestado de nossa objetividade.
Quando vamos fazer reportagens em encontros e eventos temos, por razões profissionais, a obrigação de relatar os fatos, como realmente aconteceram. Essa é a função de um jornalista e de um veículo de comunicação. Ser barrado ou proibido de exercer esta função vai contra a democracia e a liberdade de expressão. Pessoas que não entendem este trabalho, impedindo a sua realização, dão exemplo de intolerância e de desconhecimento do que é jornalismo de qualidade.
Queremos deixar claro a todos os leitores e líderes comunitários, que o Jornal da Gente é um veículo imparcial, sem vínculos com quaisquer que sejam os grupos ou partidos políticos. O nosso compromisso é com a comunidade lapeana. Nosso trabalho é informar às pessoas que moram ou trabalham no bairro os acontecimentos locais, sem exceções. Por fim, há um ano desenvolvemos um trabalho que acreditamos ter sido bem aceito pela comunidade. Pretendemos continuar como um jornal comunitário, independente da opinião de uns poucos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA