Comunidade discute Plano Diretor

0
918

Na presença de 80 pessoas dos diferentes bairros da Subprefeitura da Lapa, o secretário municipal de Planejamento, Francisco Luna, abriu na quarta-feira, 18, a segunda Assembléia Regional de Política Urbana, destinada a embasar a revisão do Plano Regional Estratégico da Subprefeitura (PRE-Lapa), peça integrante do Plano Diretor da cidade.
Logo no início de sua intervenção, Luna falou sobre a possibilidade do adiamento do processo de revisão na Câmara Municipal. “O Executivo enviou um projeto de lei (número 570/2006) para ser votado pelos vereadores. Ele determina o adiamento da revisão do Plano Diretor para 2007, uma vez que, sob o nosso ponto de vista, não há tempo hábil este ano para debater tal questão”, afirmou ele.
Perguntando sobre qual seriam, numa escala de zero a 10, as chances de aprovação desse projeto de lei, o secretário de Planejamento foi pontual: “Nove, pois as condições políticas são favoráveis”.
Durante três horas de debates, as comunidades locais apresentaram sugestões de alterações ao PRE-Lapa, sobretudo no que diz respeito ao uso e ocupação do solo e preservação de características urbanas dos bairros. Pelo menos dois documentos encaminhados para análise dos técnicos da Subprefeitura da Lapa propunham que várias áreas da Lapa, Vila Romana e Leopoldina passassem a ser consideradas Zonas Especiais de Proteção Cultural (ZEPC´s), de modo a preservar casarios e imóveis de relevância histórica e cultural. É o caso das bibliotecas da região, da Escola Municipal de Educação Infantil Noêmia Ippolito, do Hospital Sorocabana e também da Ceagesp, além de áreas residenciais.
As sugestões serão sistematizadas pela Subprefeitura e, se procedentes, deverão ser anexadas ao processo de revisão do PRE-Lapa. (EF)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA