Comunidade exige posto na Lapa de Baixo

0
1205

Moradores da Lapa de Baixo reivindicam a instalação de um posto de saúde para atendimento da comunidade da região há mais de dez anos. Segundo o presidente da Sociedade Amigos da Lapa de Baixo (Salb), Décio Ferreira, o primeiro pedido foi entregue ao então prefeito Paulo Maluf, em 1995. “Quando ele fazia o Bairro-a-Bairro, um projeto onde o prefeito vinha com todos os secretários despachar e atender a comunidade, entregamos na mão dele a solicitação, em 1995. Depois enviamos outra para o secretário da Saúde da época, Getúlio Hanashiro, solicitando um terreno para a construção do posto, em janeiro do mesmo ano. Quando foi em março, um novo documento foi enviado ao secretário, cobrando o local, e em dezembro de 2005, Hanashiro nos recebeu em seu gabinete para tratar do assunto”, relata o presidente da entidade.
Foram muitas as tentativas dos moradores. Ferreira lembra que um terreno na esquina da Rua Coronel Bento Bicudo com a Embaixador Macedo Soares (Marginal) e vários outros imóveis, que tiveram até cotação de preço, foram indicados para a sede do posto. “Em 2001, durante a administração do PT, nós tivemos que fazer um levantamento de toda a região da Lapa de Baixo, que pegou as residências e o parque industrial e comercial, para saber quantas pessoas tinham, para a instalação do posto de saúde”, conta ele.
A moradora Edna Lopes Martins, que também sonha em ser atendida com esse equipamento, coleciona ofícios e recortes de jornais que mostram as promessas de viabilização e inclusão da pedido no orçamento da prefeitura. “O posto seria essencial para os moradores dessa região, pois muita gente não consegue ir até a unidade de saúde (da Rua Vespasiano), ou por causa da idade ou da doença que dificulta sua locomoção”, afirma a moradora.
Ferreira e Edna se lembram quando um dossiê do pedido e um abaixo-assinado com mais de 1.500 assinaturas foram entregues ao então subprefeito Adauto José Durigan, em outubro de 2003. “Tudo que foi pedido entregamos para eles, e até agora não conseguimos nada”, declarou o presidente da Salb com relação ao fim da gestão do subprefeito petista. “Mais um terreno onde cabe até um hospital, está em vista”, afirma Ferreira, que faz segredo do local, para uma nova tentativa de instalação do posto.

Resposta

A Secretaria Municipal da Saúde informa que, na administração anterior, a Coordenadoria de Saúde pertencia à Subprefeitura e não havia previsão orçamentária para a implantação de uma Unidade Básica de Saúde na na Lapa de Baixo. Há, porém, previsão de expansão das equipes do Programa Saúde de Família (PSF) e a Lapa de Baixo será contemplada com quatro equipes completas do programa. Segundo a assessoria da secretaria, não há data para a implantação do serviço que está dentro do Plano Plurianual de 2006/2009. Enquanto isso, a população dessa região continuará sendo atendida na UBS Vila Romana, situada na rua Vespasiano, 679.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA