Comunidade quer ser ouvida

0
933

Enquanto alguns moradores e comerciantes reclamam da falta de providência da Subprefeitura da Lapa quanto aos serviços de retirada de árvores que ameaçam cair na região, outros brigam para manter intocadas espécies do patrimônio ambiental.
Na Vila Ipojuca, o morador da avenida Ricardo Medina Filho, César Borges, reclama de uma árvore com cupim, na Rua Croata (986) com a Tonelero. “Ela está inclinada e pode cair a qualquer momento sobre os carros que estacionam para ir à farmácia e ao sacolão”, alerta.
De acordo com ele, a prefeitura já foi comunicada sobre o problema pela Associação de Moradores e Amigos da Vila Ipojuca. O presidente da Associação, Leonildo Siragna, informa que vários ofícios foram encaminhadas à Subprefeitura da Lapa, pedindo providências. “Até agora nada aconteceu”, afirma o líder comunitário.
O perigo também ronda uma das mais movimentadas ruas do bairro, a Clélia. Na altura do número 1375 da rua, o dono de uma sapataria, José Aparício Alves, aponta outra espécie comprometida. Alves guarda o cadastro (5261636 de 10 de abril de 2006) com uma das solicitações que fez para a remoção da árvore. “A árvore está inclinada e o pé dela está com cupim”, reclama ele, a falta de providência da prefeitura.
Já na Rua Salles Júnior, onde uma árvore que ficava em frente a Igreja Apostólica Renascer em Cristo foi extraída, a prefeitura replantou outra ainda em fase se crescimento, mas os moradores, estão revoltados, querem uma do mesmo porte da que foi retirada.

Seringueira

Os moradores da Vila Pompéia, nas Perdizes, lutam para manter um exemplar da espécie Fícus elástica – conhecida como falsa seringueira, localizada na rotatória da Praça Marrey Júnior, entre a Sumaré e a Turiaçu.
A árvore, analisada como de alto risco, por apresentar fungos e cupins no colo e queimaduras no tronco além leve apodrecimento apontado em um levantamento feito pelos técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em 2003, virou motivo de uma reunião entre o Secretario de Meio Ambiente, Eduardo Jorge, o Subprefeito da Lapa, Paulo Magalhães Bressan, a engenheira agrônoma da Subprefeitura da Lapa, Nelma Lucia Heiffig, e dos técnicos do IPT, Ségio Brazolin e Raquel Amaral, e representantes da comunidade, na última segunda-feira, 5, para discutir o destino da espécie: corte ou extração?
O secretário de Meio Ambiente justificou o encontro. “A discussão é necessária uma vez que a seringueira tem um valor paisagístico importante para a região”, disse, lembrando que a prioridade da secretaria é de plantar e não extrair árvores.
O biólogo chefe do Agrupamento Preservação de Madeiras da Divisão de Produtos Florestais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Sérgio Brazolin, esclareceu que o parecer, apenas mostra uma probabilidade. “Não é por que o levantamento aponta que a árvore tem grande risco, que ela tem que ser cortada ou que vai cair. Ela pode durar muito tempo”, explicou.
A reunião conduzida pelo subprefeito Bressan teve momento de discussão, entre ele e a presidente da Associação de Amigos e Moradores da Vila Pompéia, Maria Antonieta Lima e Silva, que pediu um novo laudo sobre a situação da seringueira, antes que a espécie sofra algum manejo (poda ou corte). “Essa árvore é um marco urbano”, declarou ela.”A pode deve ser realizada por uma equipe especializada do Núcleo de Poda e Precisão, que faz o serviço preservando as características da planta. “A Subprefeitura da Lapa faz podas drásticas que , na maioria das vezes, leva as árvores à morte. Eu tenho medo que isso aconteça com a seringueira. Nós queremos uma equipe de poda e precisão para fazer o serviço. A audiência pública não foi para ouvir opiniões de ninguém e sim para impor uma decisão já tomada. Se a árvore for levada a morte por causa da poda, o responsável irá responder por isso”, afirma Antonieta.
Na reunião, Eduardo Jorge se comprometeu a pedir um novo laudo à Esalq ou ao Instituto Biológico, para uma comparação com o aparecer do IPT.
Jorge aconselhou uma poda para diminuir o peso da copa de 36 metros até o laudo fique pronto.

Resposta

De acordo com a assessoria de imprensa da Subprefeitura da Lapa, é necessário ir até o local e vistoriar cada árvore, da Croata e Clélia, para verificar o estado das espécies. A assessoria informa ainda que essas vistorias serão programas pelo departamento responsável pela poda e extração das árvores, para breve.
Quanto a seringueira da Praça Marrey Júnior, entre a avenida Sumaré e Rua Turiaçu, a Subprefeitura comunica que uma poda será realizada à partir das 8h, deste sábado, dia 10.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA