Comunidade sai em defesa do Aúthos Pagano

0
860

Foto:

Luta de Carmela conta com apoio de amigos como Geraldo Medaglia

Mais uma vez a comunidade da Lapa diz não às decisões públicas vindas de cima para baixo e que desprezam o diálogo com a sociedade. Ganha corpo, desta vez, uma mobilização em defesa da manutenção do vínculo do Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano com o governo do Estado. Recentemente, o secretário estadual da Cultura, João Sayad decidiu encaminhar projeto que prevê a transferência da casa cultural para a gestão da Subprefeitura da Lapa. “Somos contra essa proposta e dissemos isso ao secretário e à própria subprefeita (Luiza Eluf). Ela, gentilmente, nos recebeu e disse respeitar o nosso posicionamento e prometeu dialogar com o secretário”, explica Carmela Pagano, viúva de Aúthos e responsável pela doação do acervo do grande intelectual para o governo do Estado, abrindo assim as portas para a criação do Centro Cultural.
Quando soube (pela imprensa) das intenções de Sayad, Carmela Pagano, a advogada aposentada de 84 anos, começou a se mobilizar com o objetivo de sensibilizar a comunidade. “Ela nos procurou e relatou a situação”, conta o presidente do Conselho da Associação Amigos do Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano, Geraldo Medaglia. “Entramos em contato com a OAB e com a Associação dos Advogados da Lapa. Numa leitura da escritura que sacramentou a doação do imóvel e do acervo de Aúthos Pagno para o governo estadual encontramos cláusulas que impedem a transferência”, revela Medaglia.
Outro aspecto levantado na defesa do vínculo do centro cultural lapenao com o governo estadual diz respeito à própria estrutura de conteúdo da instituição. “A biblioteca (14 mil volumes) nada tem a ver com conteúdo de bibliotecas municipais da região”, explica o presidente da Associação Amigos do Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano, Cláudio Beragamo. “São livros de autores consagrados sobre filosofia, sociologia, Ciências Exatas voltados para o Ensino Superior”, diz Bergamo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA