Comunidade toma conta de praça no Alto da Lapa

0
833

Foto:

Moradores revitalizam praça

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Moradores e comerciantes da região se unem para cuidar da Praça Marechal Caetano da Rocha, localizada no Alto da Lapa. O trabalho exemplar de cerca de 20 pessoas, que ofereceram seus préstimos voluntariamente para tomar conta de 560 metros quadrados de uma área de lazer aberta para toda a comunidade, necessita ainda mais de ajuda da comunidade local.
“Antes, a praça servia como um depósito de lixo dos carroceiros, que deixavam resíduos domésticos e entulho de construção para o local. Abandonada, a Marechal Caetano da Rocha também era usada como ponto de encontro de usuários de entorpecentes”, conta o morador da Rua Ponta Porá, Leonardo Bartolozzi, um dos participantes do movimento de restauração da praça.
A iniciativa começou no final do ano passado, quando alguns colaboradores solicitaram a autorização da Prefeitura para iniciar os trabalhos de melhoria da praça. A Subprefeitura da Lapa pretende autorizar a ação da iniciativa. Desde agosto, os membros do movimento limparam, replantaram mudas, restauraram muros que circulam o local, reformaram as escadarias de ligação das ruas Camboriú e Ponta Porá, nivelaram e ampliaram o campo de lazer. Segundo Bartolozzi, ainda faltam o serviço de jardinagem, iluminação, fechamento do alambrado e instalação de brinquedos para as crianças. O morador ressalta que o movimento quer instalar ainda uma cancha de bocha para idosos.

Consabs

O Conselho das Sociedades Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs) também vai ajudar o movimento. Já entrou em contato com a Coordenadoria de Manutenção e Infra-estrutura da Subprefeitura da Lapa para o plantio de 12 ipês, bem como a conservação da praça.
Mesmo assim, o movimento, que não teve apoio financeiro de nenhum órgão público, pede para que mais moradores e comerciantes participem do movimento, que pretende recuperar outras praças da região. “Não queremos dinheiro. Pedimos doação de material e trabalho voluntário para concluir esta etapa. A comunidade precisa cuidar, vigiar, comparecer e trabalhar pela praça, que pertence a todos nós”, disse Francisco Antonio Pescarin, da Fap Piscinas. Otimista, Marco Aurélio Roder acredita que ainda no começo de 2005 a praça estará pronta.
Quem quiser ajudar o movimento pode ligar para a Medial Service (3872-3201), a Galileia Seguros (3833-9964) e Fap Piscinas (3022-3322), além da Banca de Jornal Veneza, que auxiliam a iniciativa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA