Consabs comemora 40 anos exigindo respeito

0
672

Foto:

Lideranças presentes à Assembléia do Consabs

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Cerca de 200 pessoas assistiram à realização da Assembléia Geral Extraordinária do Conselho das Associações Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs). O evento aconteceu na quinta-feira, dia 27 de janeiro, no auditório Irmãos Villas Bôas, dentro da Unidade 2 do Colégio Santo Ivo.
Além de comemorar 40 anos, os objetivos da reunião foram tratar da adequação dos estatutos da associação ao Novo Código Civil e alterar a duração do mandato da Comissão Executiva, que a partir de agora passa de dois para quatro anos.
O presidente do Consabs, José Benedito Morelli, o Boneli, fez um breve histórico da organização da comunidade na cidade. Ele citou a fundação da Sociedade Beneficente União Fraterna, em 1923, e as associações de bairro em 1935, na época do prefeito Prestes Maia. Boneli lembroudos homens que criaram as sociedades amigos de bairro na Lapa, como Walter Rivetti e Osmar Bueno, fundadores do antigo Prosabs, em 1962. Três anos mais tarde, a associação se tornaria Consabs.
A partir da década de 80, essas sociedades se reuniram no Conselho das Associações do Estado de São Paulo (Consabesp) e o Conselho das sociedades em âmbito nacional (Conan). “Os objetivos dessas associações são as reivindicações de melhorias do bairro, como saneamento básico, transporte, saúde e educação na região”, narrou o presidente do Consabs.
Logo em seguida, ocorreu a posse dos cerca de 40 presidentes das entidades representativas da região, que endossaram o novo estatuto e a nova diretoria do Consabs.

Crítica

Boneli fez duras críticas a este começo de gestão municipal. Para ele, a antiga prática de loteamento das administrações regionais que existe há 20 anos, permanece nas subprefeituras, em especial a da Lapa, onde a comunidade está sendo impedida de administrar o seu bairro por direito. “Somos independentes, apartidários, sem interesse particular. Lutamos pelo bairro e exigimos respeito do novo prefeito. A comunidade vai reagir se não for ouvida”, alerta Boneli, criticando os oportunistas que falam em nome dos moradores da região. “Pessoas estão procurando a Prefeitura em busca de cargos na atual administração”, concluiu.
Depois da solenidade, os presentes puderam deliciar o saboroso Chopp Imperatriz.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA