Contraste de cuidados

0
915

Foto:

Praça John Lennon: abandono da área da Subprefeitura

RENATA DE GRANDE REPÓRTER

Há mais de 10 anos o diretor do Colégio Santo Ivo, José Carlos de Barros Lima, adotou a praça em frente ao colégio, que fica na Praça John Lennon, como também os quarteirões no seu entorno. Durante anos, o cuidado foi feito informalmente. Desde 2000, foi assinado um convênio com a Subprefeitura da Lapa. “Assinamos um contrato de responsabilidade pela área. Tivemos de refazer parte de concretagem das calçadas, além do plantio de árvores”, explica o diretor.
Segundo Lima, existe pouco incentivo da Prefeitura. “Recebemos só a placa previamente confeccionada pela Prefeitura que já estabelece o que será escrito”, ressalta, indignado pelo aumento abusivo do IPTU, que este ano chega perto dos R$ 100.000,00 nas duas unidades do Santo Ivo. A intenção em mostrar na prática o que se pode fazer pela comunidade sempre fez parte da filosofia da instituição. “Está no nosso currículo desenvolver o sentimento de respeito pelo meio ambiente”, afirma o diretor, lembrando que alunos, professores e funcionários participam dos cuidados com a área. Lá foram plantadas árvores frutíferas, como limoeiro, goiabeira, pitangueira, entre outras, além de um viveiro a céu aberto para as maritacas, sabiás, bem-ti-vis, que vivem nas copas das árvores.
Do outro lado da praça, outro cenário. Por responsabilidade da Subprefeitura, o que se vê é o abandono. O mato alto, raízes de árvores arrancando as calçadas e o lixo mostram o descaso nas áreas públicas. Para o secretário Municipal da Coordenação das Subprefeituras, Walter Feldman, existem 400 árvores condenadas e 4.400 praças sujas na cidade. A justificativa é a escassez de verba, que está sendo empregada para pagar a dívida da gestão anterior. “As praças e áreas verdes seriam revitalizadas se houvesse uma parceria entre o poder público e as entidades como o Rotary Club e associações comunitárias”, afirmou o secretário.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA