CPA Lapa distribui 6 mil preservativos

0
1078

RENATA DE GRANDE REPÓRTER

Em 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, várias entidades e órgãos públicos da região participaram de atividades. O Centro de Prevenção e Assistência “Paulo César Bonfim, localizado na Rua Thomé de Souza, promoveu no dia 2, a distribuição de mais de seis mil preservativos no bairro em menos de três horas. Segundo o coordenador do CPA, Reginaldo Bortolato, este é um termômetro do século 21. “Desde do final da década de 1970, quando surgiram os primeiros casos de Aids no mundo, as pessoas sentiam-se constrangidas quando eram abordadas para falar a respeito da doença. Hoje, graças à informação, a população sabe de que maneira deve-se prevenir. Esse é o resultado do trabalho de conscientização, pois o combate à Aids se tornou uma luta diária”, afirma Bortolato, lamentando que apenas 10% da população da capital sabe sobre seu estado sorológico.
Segundo o coordenador do CPA são entregues mensalmente cerca de 120 mil preservativos masculino e sete mil feminino, na unidade da Lapa. Os números registrados no Boletim Epidemiológico de 2003, nos seis distritos da Subprefeitura da Lapa, revelam 1.669 casos (dados estatísticos acumulados de 1980 a 2003).
Outro dado revelador é o aumento da incidência de contágio entre mulheres. Segundo Bortolato, o fator ainda é cultural. “Muitas donas de casa estão contraindo o vírus por acreditar na relação monogâmica. Enquanto que a nossa sociedade machista incentiva o homem a ter mais parcerias”, observa. Atualmente, casos HIV positivo no CPA Lapa entre os homens somam 778 e entre o público feminino, 636, com tendência de alta entre as mulheres.
Bortolato ressalta que o perfil da doença também mudou, não existindo mais grupo de risco e sim comportamento promíscuo que causa a doença. Segundo ele, o advento do Viagra e de medicamentos de reposição hormonal contribui para que a vida sexual entre os idosos seja mais ativa e também mais vulnerável.
O CPA da Lapa realiza palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, como Aids e Sífilis. Também orientam e realizam exames gratuitos. O centro fica na Rua Tomé de Souza, 30. Telefone 3832-2386.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA