CPTM prevê reforma de estações

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A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tem um projeto de modernização que irá unir as duas estações da Lapa e liberar 125 mil metros quadrados de área num dos pontos mais valorizados da região, entre a Lapa e Barra Funda. Localizado ao longo de quatro quilômetros, o espaço fica ilhado entre as linhas A (Brás-Francisco Morato) e B (Julio Prestes-Itapevi) que correm em paralelo.
Segundo o gerente de Projetos de Transporte da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, com a área disponibilizada, o trecho poderá sediar praça de esportes, comércio temático, ou uma combinação de tudo isso junto.

Projeto

De acordo com ele, a idéia é aproximar fisicamente as duas linhas, justamente no trecho entre as estações Lapa e Barra Funda. “Há a possibilidade de interligar importantes vias, que atualmente estão cortadas como a rua do Curtume, avenida Santa Marina e rua Ribeiro da Silva. As estações Lapa da Linha A e Lapa da Linha B darão lugar a uma única Estação”, disse.
Pelo estudo, a nova parada de trens ficará entre a atual estação da Rua William Speers/John Harrison e o viaduto da Lapa.
O projeto foi apresentado ao Ministério das Cidades, junto ao “Programa Trilhos Urbanos”, e ainda aguarda resposta.
A travessia de pedestres, inclusive de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, ficará garantida por meio de passarelas e rampas de acesso ao mezanino que serão construídas, substituindo as atuais passagens subterrâneas. A junção das duas estações tem o objetivo de melhorar o acesso e embarque de usuários e possibilitar uma integração entre as duas linhas. “Será uma estação maior, o passageiro que estiver na linha A não vai mais precisar ir até a Barra Funda para embarcar na outra linha, ganhando mais de dez minutos de viagem”, afirma ele.
Outras alterações de grande impacto urbanístico estão previstas para a área próxima à Estação Água Branca, que atualmente serve a Linha A e será reformulada para atender também a linha B. Com isso, parte da atual faixa da Linha B será liberada para urbanização, eliminando o isolamento dos cerca de 125 mil metros quadrados entre as duas linhas.
De acordo com os estudos funcionais previstos no Plano de Modernização das linhas da Companhia, a implantação do projeto está estimada em cerca de R$ 200 milhões. O valor inclui desde os estudos e projetos, construção das estações Lapa e Água Branca até a implantação de via permanente, rede aérea, sinalização e telecomunicações.

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