Creche corre o risco de fechar

0
893

Foto:

Crianças da creche, que corre o risco de encerrar suas atividades

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Depois de mais de 50 anos de trabalhos prestados à comunidade de Vila Anastácio, a creche do Instituto Nossa Senhora da Anunciação será obrigada encerrar suas atividades, caso não haja ajuda de empresas, entidades e poder público. As irmãs não contam com recursos financeiros suficientes para atender 102 crianças de zero a seis anos e bancar a doação de leite duas vezes por semana para famílias carentes. Nos anos 80, a creche chegou a assistir 300 crianças.
Segundo a irmã Fabíola Maria Augusta Santos, a casa contava com 25 funcionários remunerados porque tinha a cooperação de empresas grandes, como Sadia, Sofunge, entre outras indústrias que saíram do bairro. “Atualmente, recebemos poucas doações de alguns pais e comerciantes para arcar com a despesas de salários de nove trabalhadores”, lamenta a irmã Fabíola, que tem a ajuda de mais cinco irmãs.
Para agravar a situação, em 1994, o Instituto perdeu o convênio com a Prefeitura, que garantia uma verba para a manutenção da creche. Atualmente, as irmãs tentam firmar uma parceria com a Coordenadoria de Educação da Subprefeitura da Lapa para conseguir uma ajuda mensal de R$ 190 por criança e R$ 50,00 por bebê no berçário.
O presidente do Conselho das Sociedades Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs), José Benedito Morelli, o Boneli, disse existir um descaso do poder público com a creche, que sempre precisou da ajuda da comunidade de Vila Anastácio. “Não podemos permitir que a creche feche suas portas por falta de apoio porque é importante para o bairro”, disse o líder comunitário.
O Instituto Nossa Senhora da Anunciação fica na Rua Conselheiro Olegário, 54, Vila Anastácio. Mais informações pelo telefone 3834-9013.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA