Crise coloca em xeque presidente do Sorocabana

0
810

Foto:

Silvia Pereira teve de explicar irregularidades encontradas na lavanderia do hospital

O vereador e presidente da Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de São Paulo, Aurélio Nomura, convidou o Secretário Municipal de Saúde, Januário Montone para explicar quais as medidas tomadas sobre a denúncia “Lavanderia do Sorocabana desrespeita normas” , feita pela matéria do Jornal da Gente, de 28 de junho a 4 de julho, mostrando roupas sujas de sangue pelo chão, em desacordo com as indicações do Ministério da Saúde. Nomura também convidou a presidente do Hospital Sorocabana, Silvia Pereira, para esclarecer a denúncia.
Representando o secretário Montone, o Coordenador da Gerência Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde, Paulo Kron foi o primeiro a falar. “Em que pese sua idade e seus problemas, o Sorocabana é importante, mas queremos um hospital dentro das normas sanitárias”, afirmou Kron, durante a audiência da comissão, na quarta-feira (13). “Quando recebemos a denúncia (matéria), acionamos a Vigilância (Estadual) e foi feita uma fiscalização imediata. O Sorocabana foi multado e também foi pedido uma série de adequações. A fiscalização vai retornar e caso eles não tenham adequado ao que foi pedido, o hospital pode até sofrer intervenção. Mas a Prefeitura tem interesse que essa adequação seja feita, temos 150 leitos conveniados”, afirma o coordenador, que aguarda o relatório final da Vigilância Estadual, para saber se o hospital cumpriu as exigências solicitadas pela fiscalização.
A presidente do Sorocabana, Silvia Pereira disse que desconhecia o problema da lavanderia, denunciado pelo JG. “Já tomei as devidas providências”, declarou ela. “Não houve infecção hospitalar por causa de tal situação. Nosso índice de infecção é muito baixo, 1%”, sustentou Silvia.
A responsável pela administração do Sorocabana enfrenta enorme pressão internamente. O Conselho Fiscal da entidade, respaldado pelo Conselho Administrativo convocou Assembléia Geral Extraordinária para o dia 5 de setembro, na qual lutará pelo afastamento de Silvia do comando do hospital. A saída dela, segundo o Conselho Fiscal, permitirá uma real avaliação das contas do Sorocabana.
Estiveram presentes na Câmara, os vereadores Gílson Barreto (PSDB), José Rolim (PSDB) e Marta Costa (DEM), além de uma representante do Movimento Voto Consciente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA