Cultura afro-brasileira à mostra no Tendal

0
794

A exposição “Religiosidades Afro-Brasileiras”, que foi aberta nesta segunda-feira, dia 12 de maio, no Espaço Cultural Tendal da Lapa, revela um novo olhar sobre a cultura africana no Brasil. Organizada pelo produtor cultural do acervo de Memória do Viver Afro-Brasileiro, José Pedro da Silva Neto, e por Renata Melo Barbosa, a mostra quer marcar muito mais a fé do que a religião. “A religiosidade e a nova interpretação da cultura afro-brasileira são os objetivos desta mostra, que espero que as pessoas apreciem e façam novas reflexões sobre os temas propostos”, disse Zé Pedro, que teve a preocupação de escapar do formalismo, com seus dogmas e preceitos. “Diferencio religião de religiosidade”, completa.
Durante o evento, o grupo, formado por Mauá, Cláudia Nunes, Choyo e Zé Pedro, fez uma apresentação musical, revelando a complexidade da cultura afro-brasileira, bem como sua riqueza nos detalhes da vestimenta, gestos e oralidade. Em seguida, o grupo Okun, composto por Álvaro Santos, Waldenir Birdanga, Caroline Rocha, Márcio Monjolo, Arlete Alves, Cíntia Machado, Anajô Ribeiro e Juliana Benedita, mostrou uma coreografia, rica em significados e em religiosidade.
As escolas, que quiserem agendar monitoria, podem ligar para o Espaço Cultural Tendal da Lapa, pelo telefone 3862-1837, até 22 de maio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA