Cultura e lazer ao alcance de todos

0
879

Uma boa notícia para você que ainda não conhece a produção artística do Theatro Municipal de São Paulo. Todas as segundas terças-feiras de cada mês, o Teatro Cacilda Becker abre as suas portas gratuitamente para que a população assista ao que está sendo feito pelo corpo artístico de nossa cidade. O Projeto Theatro Municipal Visita pretende mostrar de maneira didática toda a manifestação erudita, seja ela ópera, balé clássico, corais ou orquestras de câmara, partindo do pressuposto que esta cultura chamada de elite está acessível para todo o tipo de público.
O objetivo é ensinar ao cidadão comum, principalmente formado por jovens e idosos, de que é necessário ocupar o espaço público com arte e cultura. O teatro aqui do bairro precisa de gente para que a manifestação artística erudita do Brasil não morra em salas vazias e fechadas. Além de música brasileira de câmara apresentada nesta terça-feira, demais formas eruditas de cultura serão exibidas gratuitamente. A direção artística é do maestro Daniel Misiuk e a coordenação do projeto é de Elza Costa.
Na última terça-feira, por exemplo, 12 grupos de idosos, congraçando 120 membros da terceira idade, aplaudiram de pé a soprano Sandra Félix, o cantor baixo Fernando Gazoni e a pianista Maria Emília Moura Campos, que interpretaram canções brasileiras de câmara, escritas e arranjadas por compositores pouco conhecidos pelo grande público, mas essenciais para a cultura regional do nosso País. Eles cantaram músicas de Hekel Tavares, Babi de Oliveira, Waldemar Henrique, Marlos Nobre, Carmen de Vasconcellos, Jayme Ovalle, Lorenzo Fernandez, Chiquinha Gonzaga e Radamés Gnatalli. Quem quiser saber mais sobre o Projeto Theatro Municipal Visita pode ligar para 3864-4513 ou comparecer na segunda terça-feira de cada mês na Rua Tito, 295.
Outras formas de cultura e diversão também estão próximas do lapeano. Além do Teatro Cacilda Becker, a população poderia aproveitar essas férias escolares de julho para conhecer as atrações do Espaço Cultural Tendal da Lapa, os livros da Biblioteca Municipal Francisco Pati, as obras à disposição nas bibliotecas infanto-juvenis Cecília Meireles e Clarice Lispector. Para quem gosta de esporte, a dica é o Clube da Cidade Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido por Pelezão. Todos são espaços públicos que oferecem uma programação gratuita ou a preços populares.
É sempre bom lembrar que conhecer a cultura de um povo é um ato de cidadania. Participar das manifestações artísticas do nosso País é um dever de todos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA