Debate marca defesa da cidadania

0
1160

Foto:

Comunidade saiu em defesa de bairros sustentáveis

Na noite da segunda-feira, 21, na sede da OAB-Lapa, assim que terminou o terceiro encontro da série de seminários Comunidade e Cidadania, o comentário que se ouvia pelos corredores da entidade era um só: “foi um debate oportuno, esclarecedor e com conteúdo de alto nível”.
Durante duas horas, moradores de bairros como Lapa, Vila Romana, Vila Jaguara, Vila Romana e Vila Leopoldina, puderam debater com o vereador e relator do processo de revisão do Plano Diretor, Aurélio Nomura (PV), questões envolvendo o planejamento urbano da região.
A arquiteta da Subprefeitura da Lapa, Clara Prata e Silva, a exemplo do que ocorrera no seminário do mês de abril, também centrado na revisão do Plano Diretor, foi convidada a participar da mesa dos debates promovidos pelo Jornal da Gente. Enquanto que na primeira oportunidade sua assessoria alegava que ela tinha compromissos de outra natureza na mesma data do Seminário JG, desta vez a arquiteta e servidora pública municipal sequer respondeu ao convite feito pelo jornal, preferindo ignorá-lo por completo.
Nomura mostrou-se preocupado com o fato de a Prefeitura Municipal ter optado por uma ampla revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) sem a necessária mobilização da população. “Fica evidente que o governo não tem interesse nesse tipo de dinâmica participativa”, afirmou o vereador. Como também estão sendo revisados os Planos Regionais Estratégicos (PRE) das 31 subprefeituras, o vereador Aurélio Nomura garantiu que lutará para que cada uma delas venha a realizar cinco audiências públicas em torno de seus respectivos PREs.

Críticas ao servidor Bressan

A defesa da cidadania foi tema recorrente no debate. Representantes de movimentos como Mover e Defenda São Paulo, lideranças comunitárias (Consab´s) e do comércio (Associação de Comerciantes do Mercado da Lapa –Acomel) e militâncias partidárias (PT PV e PMDB) se revezaram ao microfone em ponderadas análises e reivindicações. Todos se mostraram preocupados com a falta de planejamento urbano na região, o que valeu fortes críticas ao subprefeito Paulo Bressan, figura sempre ausente nos debates Comunidade e Cidadania. “Prefiro nem citar o nome desse senhor (Bressan), que não sabe quais os problemas no córrego Cintra”, disse o morador Ivan Silva de Oliveira, morador do Jaguara há mais de 50 anos. “Infelizmente temos um subprefeito que não conhece o Jaguara ou a Vila Piauí”, afirmou o ex-superintendente da Distrital Pirituba da Associação Comercial de São Paulo, José Roberto Pompeu.
Quanto à conduta da arquiteta Clara no processo de revisão do PRE-Lapa – é ela a encarregada pelo subpre-feito de filtrar as demandas da população –, Nomura foi bastante claro: “É sempre bom lembrar que ela é uma funcionária pública e que responde por seus atos. Não basta só cobrar posicionamentos firmes do prefeito, que está lá em cima. Precisamos cobrar também de quem está embaixo”. (EF)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA