Dia Mundial de Prevenção terá campanha na região

0
1064

Foto:

Agentes de prevenção coordenados pela assistente social Mirian Martinelli estarão no Sesc Pompéia

A direção da unidade municipal do Serviço de Atendimento Especializado Paulo César Bonfim (Sae-Lapa) realiza no próximo dia 1 de dezembro, Dia Mundial de Prevenção da Aids, ações de orientação na região do Jaguaré (na favela Nova Jaguaré), das 10h às 14h, e no dia 2 na Unidade Pompéia do Sesc (Rua Clélia, 93), das 10h às 16h, com distribuição de panfletos e preservativos para conscientização da comunidade sobre a importância na prevenção da doença.
Segundo o psicólogo e diretor do Sae-Lapa, Reginaldo Bortolato, a iniciativa será um alerta para prevenção e também lembrar a importante da solidariedade com as pessoas contaminadas pelo vírus. “Essa doença ainda é alvo de muito preconceito. A sociedade deve refletir para prevenção sendo menos preconceituosa e menos discriminatória com os portadores do vírus”, frisa Bortolato.
Para ele, o problema é que a maioria das pessoas, principalmente os jovens, não conhecem seu estado sorológico. O psicólogo avisa que a unidade do Sae Lapa realiza testes gratuitos de HIV/Aids, distribui preservativo, faz acompanhamento de portadores da doença e dá orientações para prevenção. “A camisinha ainda é a melhor forma de prevenção”, lembra ele.”A gente sabe que é difícil usar o preservativo numa relação estável. A maioria não usa. Então que ambos conheçam a condição sorológica um do outro”, sugere o especialista.
No Jaguaré, as ações serão coordenadas pela educadora do Sae, Alice Montanha, e no Sesc Pompéia pela assistente social Mirian Martinelli. A unidade Lapa do Sae Lapa fica na Rua Tomé de Souza, 30. Informações sobre o atendimento pelo telefone 3832-2386.

Vírus

O vírus HIV é o causador da Aids e foi descoberto em 1979, pelo Instituto Pasteur, na França. A sigla do vírus está em inglês e significa Vírus da Imunodeficiência Humana. A sigla Aids, em português, significa Síndrome da Imunodeficiência Humana. Esse vírus atua como um parasita ao se instalar em uma célula e age como um oportunista, baixando a imunidade das pessoas. Dessa maneira, os portadores podem facilmente ficar doente, o organismo não consegue se defender sozinho. Assim, as pessoas não morrem de aids, mas sim de uma doença que aproveita a baixa do sistema imunológico.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA