Diretor participa de Seminário da Escola de Pais

0
858

A abertura do 6º Seminário da Escola de Pais do Brasil – Seccional São Paulo foi realizado na quarta-feira, 24, no auditório das Faculdades Integradas Rio Branco com a participação do coral do Cepro (Centro Profissionalizante) da Fundação de Rotarianos e a palestra do diretor geral das Faculdades Integradas Rio Branco, Custódio Pereira, que falou sobre o tema “Jovem hoje, família amanhã”.
Segundo o presidente da EPB, Armando Gabriele, a Escola de Pais do Brasil é um movimento que existe há 44 anos. “A nossa missão é ajudar pais, futuros pais e agentes educadores a formar verdadeiros cidadãos”, disse Gabriele, acrescentando que a escola é formada por casais voluntários, leigos, que se propõem a divulgar a missão.
Palestra

Custódio Pereira começou a palestra lembrando que o tema “Jovem hoje, família amanhã” é secular. Para ilustrar, o ele exibiu um filme da família Schurmann durante a viagem em alto mar. Pereira revelou um encontro que teve com Schurmann onde quis saber do navegador quais os maiores desafios de ficar confinado com a família em um barco por muitos dias. “Para minha surpresa, diante de tantos perigos no mar, ele me respondeu que foi a convivência”. comparando o episódio com o barquinho de cada pessoa, no dia-a-dia, na família e no trabalho.
O diretor da Rio Branco também falou da mudança de comportamento da sociedade e a influência das novas tecnologia na vida dos jovens, que ficam horas na frente do computador e tem facilidade em lidar com a evolução tecnológica. “Eu diria que nos temos dois mundos. Os dos jovens que nascem programando celulares e o nosso”, frisou o Pereira se referindo ao grupo de pais que compareceram ao evento na quarta-feira.
Ele lembrou ainda que precisamos estar atentos aos pequenos sinais de mudança social. “Atualmente as mulheres ocupam um maior espaço na sociedade. Nas Faculdades Rio Branco, elas são 58%. Hoje, 29% das mulheres matem suas casas. A família tem se transformado”, constatou o diretor.
Pereira também abordou temas importantes na formação e relacionamento com os jovens como sexualidade e aborto. “A criação dos filhos é algo indelegável. Precisamos estar presentes. Filhos sem preparação se transformam em problemas para o futuro cidadão formador de uma nova família amanhã”.
O encerramento do seminário aconteceu na quinta-feira, 25, com a participação do coral da Fundação Bradesco e um painel sobre a “Realização afetiva e sexual, Profissional e Dificuldades dos Jovens.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA