Distritos da região têm menor mortalidade infantil

0
946

Dos dez distritos apontados pelo novo mapeamento da Secretaria Municipal de Saúde como os melhores índices de mortalidade infantil, três dos quatro primeiros colocados estão na região da Subprefeitura da Lapa: Jaguara, Vila Leopoldina e Lapa.
Segundo o estudo feito pela Secretaria e tabulado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) com base no número de mortes de crianças de até um ano em 2006, a média de óbitos ficou em 12,9 mortes a cada grupo de mil bebês com idade menor que um ano.
Na lista, a Jaguara está em primeiro lugar com 3,1 óbitos, seguida da Vila Leopoldina com 3,8, Jardim Paulistano com 3,9, e a Lapa com 4,2 mortes por cada mil crianças. Perdizes é o décimo colocado com 6,8 óbitos. Enquanto isso, a vizinha Barra Funda encabeça a lista dos piores índices com 20,7 mortes por grupo de mil crianças.
Para a secretaria, o indicador é positivo e confirma o êxito de ações voltadas ao atendimento de crianças e gestantes. Entre as medidas apontadas para a queda das mortes registradas nos últimos dez anos está a criação da Rede de Proteção a Mãe Paulistana, que tem como objetivo a melhoria de qualidade da assistência à gestante, recém-nascido e a criança durante o 1º ano de vida.
De acordo com levantamento da SMS, dos 96 distritos administrativos da capital, 28 apresentam taxa de mortalidade infantil inferior a dez óbitos por mil nascidos vivos, entre os quais a Lapa, Leopoldina e Jaguara. Este parâmetro coloca esses distritos em pé de igualdade com a situação de cidades da Europa ou América do Norte. A meta do município é de atingir uma taxa em torno de 12 por mil até 2009.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA