Educação une escola e polícia

0
1111

Foto:

Equipe de trabalho que esta desenvolvendo a iniciativa pioneira

Num projeto inédito, a Diretoria de Ensino Regional Centro-Oeste firmou uma parceria com o 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana que mudará a atuação policial dentro das escolas da região. A idéia é que o policial que faz a segurança no local se transforme num educador eventual, ou seja, o PM dará aula quando um professor estiver ausente.
Na reunião no dia 25 de fevereiro entre membros do 4º BPM/M e profissionais da diretoria de ensino da região foi o pontapé inicial do projeto, que ainda precisa da aprovação da Secretaria de Estado da Educação.
O policial ministrará um curso de cidadania para prevenir a violência. A princípio, o conteúdo do programa terá aulas de ética, ecologia, direitos e deveres, Estatuto de Criança e Adolescente, além de temas sugeridos pelos alunos. Um policial em cada instituição de ensino se tornará o professor eventual. Durante a aula, a ronda escolar fará a segurança do local.
Para o professor Rui Esteves Moreira, coordenador da oficina pedagógica, o plano deverá ser implantado primeiro em março nas 14 escolas estaduais que englobam a área de atuação do 4º BPM/M, abrangendo o Ensino Fundamental 2 (5ª a 8ª série) e Ensino Médio (1º ao 3º ano). “Queremos acabar com o estigma da Polícia Militar. Em vez de repressão, a imagem do policial estará ligado à educação”, acredita Moreira.
A iniciativa visa melhorar a relação entre policial e estudante, através de uma convivência mais humanista e menos truculenta. Mas o batalhão terá de escolher profissionais com vocação e muita paciência, já que o policial vai lidar com a educação de adolescentes.

Pacto

De acordo com o tenente Robinson Pomilio, é necessário adaptar o policial para o novo conceito de policiamento escolar. Por isso, é preciso fazer um contato antecipado entre os 14 professores coordenadores de cada uma das escolas, os 14 policiais que participarão do projeto e ainda os 14 alunos representantes do Grêmio Estudantil, com o intuito de realizar um pacto.
O encontro para o contrato será um café-da-manhã, a ser realizado logo neste mês na sede da Diretoria de Ensino Regional Centro-Oeste. Os alunos, policiais e coordenadores poderão fazer propostas para o curso. O compromisso entre as três partes envolvidas é um preparatório para uma aula inaugural.
Os policiais já estão passando por um curso intensivo de capacitação de quatro dias. Também poderão comparecer às reuniões do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), juntamente com os professores da escola. A iniciativa deste ousado projeto partiu do 4º BPM/M, por meio do programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA