Educar com responsabilidade

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Foi-se o tempo em que os pais começavam a pensar ns educação escolar de seus filhos apenas aos quatro ou cinco anos de idade. Hoje, com o casal tendo de trabalhar em tempo integral para fechar o orçamento doméstico, a preocupação no tocante à escolha da instituição de ensino a quem confiar nossas crianças chega cada vez mais cedo.
Nessa época do ano, muitos pais ainda não decidiram em qual instituição de ensino devem matricular seus filhos, sejam eles bebês nos primeiros meses de vida ou crianças com idades para encarar os primeiros desafios da alfabetização.
Especialistas da Multrio, uma das principais empresas públicas no campo da educação lembram que “educar e cuidar de crianças de 0 a 6 anos supõe definir previamente para que sociedade isto será feito e como se desenvolverão as práticas pedagógicas, para que as crianças e suas famílias sejam incluídas em uma vida de cidadania plena. Para que isto aconteça, é importante que as Propostas Pedagógicas de Educação Infantil tenham qualidade e definam-se a respeito dos seguintes fundamentos norteadores:
• Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum;
• Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática;
• Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade, da Qualidade e da Diversidade de manifestações Artísticas e Culturais.
As crianças pequenas e suas famílias devem encontrar nos centros de educação infantil um ambiente físico e humano, por meio de estruturas e funcionamento adequados, que propicie experiências e situações planejadas intencionalmente, de modo a democratizar o acesso de todos aos bens culturais e educacionais, que proporcionam uma qualidade de vida mais justa, eqüânime e feliz. As situações planejadas intencionalmente devem prever momentos de atividades espontâneas e outras dirigidas, com objetivos claros, que aconteçam num ambiente iluminado pelos princípios éticos, políticos e estéticos das propostas pedagógicas”.

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